Comments

O que você não deve fazer com seu notebook

Há quem pense que notebook é uma invenção recente, porém o primeiro foi lançado em 1981, por Adam Osborne. Ele era um computador portátil, com tela de 5 polegadas e mais de 10 kg. Contudo, a popularização dos notebooks ou laptops iniciou-se nos anos 90, mas só depois da virada do milênio que se consagrou. 

Os notebooks tomaram o lugar dos desktops em muitas situações, devido à sua praticidade. Hoje em dia, notebooks podem ter configurações semelhantes à de um desktop, com o diferencial de ser leve e portátil. Contudo, estes equipamentos exigem alguns cuidados diferentes dos computadores estáticos de mesa. 

Então, se você tem um notebook, preste atenção nessas dicas do que NÃO FAZER, porque provavelmente você comete alguns dos erros que iremos abordar aqui. 

1. Usar notebook em superfícies não rígidas (cama, sofá, colo…) 

Os notebooks são equipamentos eletrônicos que exigem atenção, seus sistemas precisam ser refrigerados e, por isso, todo modelo tem saída de ar, para evitar o aquecimento interno excessivo.

4Usar o notebook em superfícies macias como cama, sofá, almofada ou até mesmo no colo, pode causar bloqueio da saída de ar, impedindo a circulação e ocasionando o superaquecimento, que reduz o desempenho da máquina, reduzir o tempo de vida da bateria ou até inutilizá-la e, em casos extremos, danificar a placa-mãe e processador do computador.

2. Não tirar o notebook da tomada

Manter o notebook sempre conectado à tomada, com 100% da bateria é prejudicial ao equipamento, podendo prejudicar sua eficiência e durabilidade. Recomenda-se deixar o notebook descarregar de vez em quando, pois auxilia na calibração do sensor de carga. 

Hoje em dia, já existem modelos com alternativas para o uso contínuo na tomada, como, por exemplo, a manutenção da bateria entre 60-80%, mesmo quando ligado na tomada. Os notebooks com bateria de lítio não sofrem o risco de viciar, porém o fornecimento de energia gera muito o calor, que se torna o maior problema para estes modelos, uma vez que o aumento excessivo da temperatura pode prejudicar a bateria, como falado no item anterior. 

O problema torna-se ainda maior se o computador estiver utilizando programas que exijam mais do processador, como games, editores de foto ou vídeo, ou vários programas abertos simultaneamente. 

3. Transportar o computador ligado

Transportar o computador ligado é um risco seríssimo. Os notebooks são repletos de sistemas eletrônicos e o movimento constante, de uma caminhada, por exemplo, pode danificar permanentemente. 

Modelos mais antigos correm riscos maiores, porém o ideal é que notebook não seja transportado em funcionamento. Isso porque os equipamentos são constituídos de diversos componentes eletrônicos que são muito frágeis e a vibração constante pode danificar o aparelho e seus sistemas. 

Se você já cometeu algum desses três erros, não se preocupe, você não é o único. Mas, maus hábitos precisam ser mudados. Portanto, lembre-se de desligá-lo antes de transportá-lo e não fazer algo que possa propiciar o superaquecimento, conte sempre com um cooler pad para melhorar a refrigeração. 

Para sua curiosidade, a temperatura ideal para um processador operar é entre 30ºC e 40ºC. Esperamos que tenha gostado deste artigo. Se tiver alguma dúvida sobre este tema, comente aqui na página. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2022/02/emile-perron-xrVDYZRGdw4-unsplash.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BR
en_US es_ES pt_BR