Comments

O que sabemos sobre o 5G até agora

O 5G tem sido muito discutido desde o ano passado, mesmo quando não havia previsão de aplicação no Brasil. Essa nova tecnologia promete oferecer não apenas uma velocidade superior aos dispositivos, mas também outros benefícios novos.

Fizemos este texto para que você entenda melhor a situação do 5G no Brasil até o momento. Contaremos o que exatamente ele é, como funciona, onde ele será instalado, entre outras informações relevantes.

Fique por aqui até o final e dê adeus à desinformação sobre o assunto. Boa leitura!

 

5G: o que é e como funciona?

O 5G é a quinta geração de internet móvel. Basicamente, ela é o próximo nível do 4G, que você provavelmente utiliza, pois é a melhor internet móvel do país disponível pelas operadoras no momento.

A nova tecnologia poderá suportar mais usuários simultaneamente na rede sem que o sinal fique ruim. Portanto, traz como principais vantagens mais velocidade e mais estabilidade. 

Ela funcionará de forma anexa às antenas que já estão instaladas, a partir de ondas de rádio, juntamente ao 4G. Em resumo, ela será compartilhada entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 GHz, 38 e 42 GHz.

 

Qual é a velocidade do 5G?

Para você ter uma ideia, a conexão 4G oferece uma velocidade média de 12 Mbps no nosso país. Já o 5G irá variar entre 1 e 20 Gbps, prevendo uma média de cerca de 100 Mbps por pessoa. 

Isso significa que a internet 5G tem potencial para ter uma velocidade no mínimo 8 vezes mais rápida do que a da conexão 4G.

 

Quando o 5G chega no Brasil?

Você lembra do famoso leilão da Anatel, que aconteceu em novembro de 2021? Depois que o 5G foi leiloado, a previsão para sua chegada oficial no Brasil foi anunciada para julho de 2022 nas maiores capitais do país.

Talvez você não ache justo, mas as cidades com cerca de 30 mil habitantes podem ser beneficiadas com o 5G até 2029. 

Uma das capitais no topo da lista para receber a nova tecnologia é Porto Alegre. A expectativa é que o sinal esteja disponível em 42 mil esquinas a partir das placas das ruas da cidade.

Ficou à responsabilidade das operadoras que compraram lotes no leilão os investimentos na infraestrutura para a propagação do 5G à população. 

Falando nas operadoras, não foram todas que adquiriram a tecnologia. Portanto, pode ser que a sua operadora atual não sirva para a nova conexão. Somente TIM, Claro e Vivo estão aptas a fornecer o 5G no nosso país – pelo menos até o momento.

Aliás, também não serão todos os dispositivos que estarão compatíveis com o 5G. Algumas empresas já vendem aparelhos que contém compatibilidade, mas geralmente eles são bem mais caros do que os smartphones que só suportam 4G. 

Algumas marcas como Motorola, Apple, Xiaomi, Asus e Samsung já possuem dispositivos prontos para receber a nova internet móvel. 

 

Você está ansioso para a chegada do 5G no Brasil? Acha que sua cidade estará na lista principal para receber a tecnologia? 

Lembre-se, se você quiser mais conteúdos informativos sobre tecnologia, cultura nerd, empreendedorismo e atualidades, fique de olho no blog da Coopersystem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2016/07/pexels-photo-24464-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BR
en_US es_ES pt_BR