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Como organizar as diversas senhas que estão nos computadores de sua empresa

Se você faz parte do time de pessoas que não aguentam mais alguém perguntando “cadê a senha de acesso tal?” ou “minha senha foi roubada” o tempo todo, esse texto é para você. 

Sim, a dica de hoje vai facilitar e muito a sua forma de organizar as diversas senhas que são utilizadas durante a rotina da sua empresa. Além disso, apontaremos o que deve ou não fazer para que esses códigos não se tornem problemas no fluxo de trabalho. Continue lendo este conteúdo e aproveite todas as dicas.

O que são senhas?

Com o uso expressivo da tecnologia no nosso cotidiano, fica cada vez mais difícil não encontrar serviços e ferramentas que não peçam um cadastro para liberar o acesso. E é necessário ter um login e senha para realizar as ações desejadas naquele momento.

O login é uma forma de identificação personalizada e a senha é um código de acesso.

Não faça isso com as suas senhas!

O que pode parecer um ótimo caminho para quem quer otimizar o arquivo de senhas, pode se tornar uma grande cilada. Colocar as senhas em um documento do Word ou no Excel simplesmente pode encurtar o trabalho de um hacker e oferecer de mãos dadas todas as informações.

Isso pode acontecer caso um criminoso digital invada sua máquina e encontre o arquivo. Daí, já era!

Outra coisa que pode ferrar tudo quando o assunto é “Dados de Acessos” é a falta de cuidado na hora da criação de senhas. Você é daquele que colocar 123salveeu e acha que sua senha está segura? Sentimos em informar que esse pensamento está bem equivocado. 

Senhas óbvias podem colocar em cheque todos os acessos da empresa, criando uma abertura para invasões e roubos de importantes dados. 

Por isso, opte por escolher combinações que tenham números, variação de letras maiúsculas e minúsculas, elementos diversos com símbolos (@#$) e abra a cabeça para a criatividade. Assim, você tornará a sua senha mais forte e dificultará a vida de quem tentar roubar essa informação. 

Organizando a casa. Ou melhor, as senhas 

Em uma empresa onde existem vários colaboradores trabalhando em diversos projetos, é importante seguir algumas recomendações básicas quando se trata de uso compartilhado (ou até mesmo individual) de senhas de acessos.

Por isso, separamos aqui algumas dicas de como otimizar esses dados dentro do seu empreendimento. Confira: 

  1. Mude a senha quando tiver um desligamento no time. Essa pessoa pode usar essa informação de má fé ou tomar alguma atitude prejudicial.
  2. Não caia na cilada de tentar memorizar todas as senhas que você usa na empresa. Existem diversas plataformas de gerenciadores de senhas disponíveis que facilitarão essa função e darão segurança para seu processo.

Sobre essa dica, existem inúmeras opções de gerenciadores de senhas para auxiliar na criação e organização de todas as chaves de segurança. Contudo, é preciso avaliar cada plataforma e verificar se o que é oferecido se adapta à realidade da organização. Sugestões: 

  • 1Password
  • Keepass 
  • LastPass
  • Dashlane

Atenção: Não esqueça de ativar o recurso de autenticação em duas etapas. Esse serviço sinaliza uma tentativa de acesso usando o login e senha e, caso seja uma ação suspeita, você pode tomar as devidas providências.

E a última dica, mas não menos importante, é conte com a equipe de TI da sua empresa. Esse time de profissionais poderá oferecer soluções inovadoras e que cabem dentro da realidade do seu negócio.

Viu? O que parecia ser bom pode ser perigoso (exemplo da planilha de excel). Mas, para a nossa alegria, a tecnologia não só facilita nossas vidas como também oferece formas de encontrar ótimos caminhos para resolver diversos pepinos.

E você, já passou por alguma situação complicada envolvendo senhas e acessos importantes? Conta pra gente.

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  1. Obrigado pela dica, estava a procura disso.

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