Pensar, pensar e pensar. Essa ação é essencial para quem quer se manter atualizado e sempre com novas ideias. Entretanto, não basta apenas pensar e chegar a conclusões incríveis. É importante organizar esses pensamentos, cruzar as informações desses fluxos e, absolver raciocínios lógicos que oferecem soluções práticas para os problemas levantados.
Um ótimo caminho para otimizar tudo isso é aderir a um método eficiente de organização desses pensamentos criativos. E uma excelente ferramenta que está bem em alta é um Design Thinking. Acompanhe o texto para conhecer mais sobre essa possibilidade.
Afinal, o que é design thinking?
Segundo Charles Burnette (grande referência no tema), Design Thinking é um processo de pensamento crítico e criativo que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento.
Podemos seguir concluindo que o design thinking é uma fórmula de implantar as melhores condições para gerar insights, otimização de ideias e a aplicação prática deles. É criar a condição ideal para encontrar as soluções para os problemas levantados, independentemente do tamanho ou do desafio. Essa forma de abordagem é colaborativa, plural e orgânica. O que significa que pode alcançar um número incrível de perspectivas e respostas diferentes dentro de um mesmo cenário.
Além de ser utilizado na hora de resolver questões, o design thinking pode ser presente no momento de elaborar novos serviços e produtos na empresa. Quando se une um time diversificado e multidisciplinar, os muros limitantes de ideias são derrubados, abrindo espaços para novas possibilidades.
Etapas do design thinking
Para potencializar a eficiência, a aplicação do design thinking conta com 4 etapas que são essenciais para o sucesso da aplicação da fórmula:
>>Imersão = hora de mergulhar em tudo que está relacionado a empresa. Um ótimo apoio durante esse mergulho é aplicar a análise SWOT (ameaças, oportunidades, fraquezas e pontos fortes), ganhando assim uma visão maior da realidade do seu negócio.
>>Ideação = mergulhou fundo nos pontos básicos da empresa? Agora é hora de voltar para a base, pegar um ar e começar a produzir ideias relevantes necessárias para encontrar e entregar as soluções que a empresa precisa. Nesse momento, técnicas como brainstorming são muito bem-vindas.
>>Prototipação = agora que você já conhece bem onde está nadando, é hora de passar tudo que foi visto e encontrado até aqui em uma peneira. Filtrar o que deve ficar e o que não vai somar nesse processo específico. Filtro aplicado, comece a testar as possibilidades. Utilize protótipos, modelos físicos e tente tirar do papel o que foi pensado.
>>Desenvolvimento = última etapa desse processo, é hora de arriscar e ver, na prática, os resultados do mergulho. Aqui é a fase que leva mais tempo, já que serão aplicados os momentos para desenvolver literalmente a ideia levantada pelo método.
Como aplicar o design thinking na sua empresa?
O primeiro passo para adicionar essa metodologia na sua empresa é entender a cultura da mesma. Ações que envolvem a participação de vários setores e talentos precisam girar para a mesma direção, caso contrário, podem causar ainda mais rachaduras dentro do negócio.
Atualizar seu time das principais tendências que estão ocorrendo no mercado, comunicar sobre o que a empresa acredita, ter política de troca de feedbacks e entre outras ações abrem caminhos para que ferramentas como design thinking gerem incríveis resultados.
Duas dicas de leitura para quem quer mergulhar ainda mais nesse assunto
01)“Design Thinking: Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas Ideias“. O autor dessa obra é Tim Brown, um dos idealizadores do conceito de design thinking para negócios.
02)“Design Thinking Brasil“, obra desenvolvida por professores especializados da ESPM em São Paulo.
Já tinha esbarrado com o conceito de design thinking por aí? Deixe suas considerações sobre o conteúdo e conte o que achou. 😉
Obrigado por compartilhar este artigo sobre Design Thinking! É realmente uma metodologia eficiente para organizar e desenvolver ideias criativas, além de ser uma abordagem colaborativa que pode envolver equipes multidisciplinares. É interessante ver como as etapas do Design Thinking podem ser aplicadas para encontrar soluções práticas para problemas, elaborar novos produtos e serviços e aprimorar situações. Mais uma vez, obrigado por compartilhar este conteúdo útil e informativo!