Comments

Design Thinking: o que é e como aplicar

Pensar, pensar e pensar. Essa ação é essencial para quem quer se manter atualizado e sempre com novas ideias. Entretanto, não basta apenas pensar e chegar a conclusões incríveis. É importante organizar esses pensamentos, cruzar as informações desses fluxos e, absolver raciocínios lógicos que oferecem soluções práticas para os problemas levantados. 

Um ótimo caminho para otimizar tudo isso é aderir a um método eficiente de organização desses pensamentos criativos. E uma excelente ferramenta que está bem em alta é um Design Thinking. Acompanhe o texto para conhecer mais sobre essa possibilidade.

Afinal, o que é design thinking?

Segundo Charles Burnette (grande referência no tema), Design Thinking é um processo de pensamento crítico e criativo que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento.

Podemos seguir concluindo que o design thinking é uma fórmula de implantar as melhores condições para gerar insights, otimização de ideias e a aplicação prática deles. É criar a condição ideal para encontrar as soluções para os problemas levantados, independentemente do tamanho ou do desafio. Essa forma de abordagem é colaborativa, plural e orgânica. O que significa que pode alcançar um número incrível de perspectivas e respostas diferentes dentro de um mesmo cenário.

Além de ser utilizado na hora de resolver questões, o design thinking pode ser presente no momento de elaborar novos serviços e produtos na empresa. Quando se une um time diversificado e multidisciplinar, os muros limitantes de ideias são derrubados, abrindo espaços para novas possibilidades. 

Etapas do design thinking

Para potencializar a eficiência, a aplicação do design thinking conta com 4 etapas que são essenciais para o sucesso da aplicação da fórmula:

>>Imersão = hora de mergulhar em tudo que está relacionado a empresa. Um ótimo apoio durante esse mergulho é aplicar a análise SWOT (ameaças, oportunidades, fraquezas e pontos fortes), ganhando assim uma visão maior da realidade do seu negócio. 

>>Ideação = mergulhou fundo nos pontos básicos da empresa? Agora é hora de voltar para a base, pegar um ar e começar a produzir ideias relevantes necessárias para encontrar e entregar as soluções que a empresa precisa. Nesse momento, técnicas como brainstorming são muito bem-vindas. 

>>Prototipação = agora que você já conhece bem onde está nadando, é hora de passar tudo que foi visto e encontrado até aqui em uma peneira. Filtrar o que deve ficar e o que não vai somar nesse processo específico. Filtro aplicado, comece a testar as possibilidades. Utilize protótipos, modelos físicos e tente tirar do papel o que foi pensado. 

>>Desenvolvimento = última etapa desse processo, é hora de arriscar e ver, na prática, os resultados do mergulho. Aqui é a fase que leva mais tempo, já que serão aplicados os momentos para desenvolver literalmente a ideia levantada pelo método.

Como aplicar o design thinking na sua empresa? 

O primeiro passo para adicionar essa metodologia na sua empresa é entender a cultura da mesma. Ações que envolvem a participação de vários setores e talentos precisam girar para a mesma direção, caso contrário, podem causar ainda mais rachaduras dentro do negócio.

Atualizar seu time das principais tendências que estão ocorrendo no mercado, comunicar sobre o que a empresa acredita, ter política de troca de feedbacks e entre outras ações abrem caminhos para que ferramentas como design thinking gerem incríveis resultados. 

Duas dicas de leitura para quem quer mergulhar ainda mais nesse assunto 

01)“Design Thinking: Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas Ideias“. O autor dessa obra é Tim Brown, um dos idealizadores do conceito de design thinking para negócios. 

02)“Design Thinking Brasil“, obra desenvolvida por professores especializados da ESPM em São Paulo. 

Já tinha esbarrado com o conceito de design thinking por aí? Deixe suas considerações sobre o conteúdo e conte o que achou. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2021/09/ux-indonesia-qC2n6RQU4Vw-unsplash.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BR
en_US es_ES pt_BR