Comments

5 cuidados com seu smartphone para ele durar mais

Hoje em dia, o Brasil tem mais smartphone do que brasileiro (é sério!). Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, contabilizou 2 smartphones para cada habitante no nosso país. O crescimento do consumo e do uso desses aparelhos é crescente, há alguns anos. 

O uso principalmente das redes sociais e aplicativos de envio de mensagens se popularizou muito entre nós e tornou o smartphone um aparelho básico e necessário na vida de qualquer pessoa. 

Uma preocupação, porém, muito comum entre os consumidores é a durabilidade do celular, já que junto com a subida do consumo, subiu também os valores. Um smartphone novo hoje pode custar o mesmo que um carro usado. Muito dinheiro, não é mesmo?

Para você não precisar trocar de celular a cada ano, há alguns cuidados com seu smartphone que podem aumentar a vida útil dele. 

Cuidado 1: Use seu smartphone sempre com película

A película do celular é um acessório INDISPENSÁVEL para saúde e durabilidade de todo celular, hoje em dia. Os smartphones atuais são feitos quase que integralmente só de tela, então perder a tela é basicamente perder o celular todo. 

Apesar de haver a possibilidade de consertar telas quebradas, trocar por novas, etc, é bem comum que, após o conserto, a sensibilidade do touch, a intensidade do brilho, configurações das cores nunca voltem ao normal, o que pode prejudicar muito o uso. 

Por isso, nossa dica de ouro, número 1 é: coloque película na tela do seu celular. Existem vários modelos de película, de vidro temperado, de plástico e gel silicone, película líquida, com titânio… Elas podem variar entre elas, algumas podem apresentar mais flexibilidade, outras mais resistência, mas todas cumprem o papel principal que é de proteger a tela contra quedas e arranhões. 

Cuidado 2: Evite exposição direta à luz solar e calor

Sabe quando você vai à praia ou ao clube e leva o celular junto com você? Pois bem, não tem problema, pode levar, tirar selfies, fotos da paisagem e tudo mais, mas tome muito cuidado para não deixar seu smartphone exposto ao sol. 

Os equipamentos modernos não foram feitos para aguentarem altas temperaturas, o calor excessivo pode superaquecer o equipamento e danificar a bateria, conexões elétricas ou até mesmo a sua estrutura interna. 

Procure manter seu celular sempre à sombra, em ambientes com temperatura de até 30ºC.

Cuidado 3: Escolha sempre acessórios oficiais 

Os smartphones atuais contam com opções de acessórios dos mais variados tipos: bateria portátil, carregador, câmera externa, smartwatch, fones de ouvido, e tantos outros. Não há problema nenhum em investir e diversificar os acessórios, eles trazem benefícios excelentes. 

O cuidado aqui é na hora de escolher o acessório que você irá comprar. Acessórios externos, como capinha, pingente ou pocket socket não oferecem riscos, porém acessórios conectados merecem uma atenção especial. Por isso, indicamos sempre optar por um oficial ou com compatibilidade garantida pelo fabricante. 

Este cuidado é ainda mais importante quando falamos da bateria do celular. Carregadores e baterias portáteis não oficiais podem prejudicar a durabilidade da bateria nativa. Por isso, procure sempre comprar os modelos oficiais.

Cuidado 4: Não leve seu celular para o banheiro

É isso mesmo que você ouviu. Nem o celular, nem nenhum outro aparelho eletrônico deve entrar ou permanecer na área do banheiro. Aparelhos eletrônicos costumam ser sensíveis à umidade, pois ela pode danificar as conexões elétricas e a estrutura interna do celular. 

Preste bem atenção, não estamos falando de “não levar o celular para o banho”, é para toda a área do banheiro. Mesmo que você não esteja tomando banho, o ambiente continua sendo um local bastante úmido e pouco arejado. 

Este cuidado vale também para sauna, ambiente de lavanderia, praia, ou qualquer outro local que a umidade seja muito alta. 

Cuidado 5: Higienize-o apenas com pano seco ou levemente umedecido com álcool isopropílico

A maioria dos fabricantes orientam limpar os aparelhos apenas com pano seco, porém todo mundo sabe que pano seco não adianta muita coisa, principalmente quando o celular está engordurado. 

Então, a dica que nós damos para você limpar seu celular com segurança é sempre fazer a higienização com um pano ou algodão levemente umedecido com álcool isopropílico ou produto específico para telas, facilmente encontrados em lojas de informática. 

Higienize apenas a área externa e evite passar o pano nas cavidades do celular, entradas de fone ou bateria. E nunca utilize água na limpeza dos celulares, como falamos no item anterior: água, umidade e aparelho eletrônico não combinam. 

Em tempos de pandemia de COVID-19, a higienização do celular torna-se ainda mais importante, uma vez que o aparelho pode ser um meio transmissor do vírus, então é melhor que seja feito sempre da forma correta, para proteger você e o seu celular. 

Essas foram as nossas dicas para você cuidar do seu celular. Você tem alguma outra dica para compartilhar? Comente neste post. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2022/01/jenny-ueberberg-brfcpBfCebY-unsplash.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BR
en_US es_ES pt_BR