Comments

Entenda a importância de uma boa análise de requisitos

Por mais que você não seja uma pessoa que conheça os principais temas utilizados na TI (tecnologia da informação), já deve ter ouvido falar em análise de requisitos, e o motivo é simples: elas são importantes e, digamos, até mesmo fundamentais para o desenvolvimento de um bom projeto web.

Por isso, para que você entenda melhor o assunto e tire suas dúvidas, prossiga com a leitura do conteúdo de hoje do Blog da Coopersystem.
Boa leitura!

A análise de requisitos

Também conhecida por análise de requerimentos (e até mesmo por engenharia de requerimentos), ela, combinada com outras variáveis, determina o sucesso do projeto, melhorando a experiência do usuário – que é fundamental em qualquer desenvolvimento de software hoje.

Dito isso, é válido ressaltar que ela pode determinar os requisitos fundamentais do projeto, compreender de maneira mais clara as principais necessidades do cliente, avaliar as prioridades do projeto, entre outros pontos.

Principais benefícios

1 – Menor necessidade de ajustes

Este é um ponto importante para a empresa que está desenvolvendo o projeto e também para o cliente, afinal os ajustes acabam prejudicando o andamento e também podem atrasar a entrega.
Neste caso, a análise de requisitos é determinante para a assertividade do escopo a ser desenvolvido.

2 – Redução de custos

Quando a análise de requisitos é realizada na etapa inicial pode diminuir possíveis aumentos de custos, já que diminui a possibilidade de mudanças ao longo do desenvolvimento do projeto.

3 – Aumento da produtividade

Isso significa que uma boa análise de requisitos traz muita experiência para quem realiza as tarefas. De maneira prática, significa que vai aumentar claramente a produtividade devido a expertise acumulada, tornando o projeto ainda mais eficaz e suprindo as expectativas do cliente.

4 – Compreensão das funcionalidades do sistema

Quando um projeto está em andamento e é necessário acrescentar funcionalidades, isso significa maior investimento de tempo, recursos e, claro, dinheiro. Com a documentação realizada antes, este é um processo otimizado.

5 – Maior conhecimento do cliente

Como passa pelo consumidor final (aquele a quem o projeto é destinado), é possível obter informações consideradas indispensáveis sobre o perfil e sobre as preferências do usuário, tornando assim a experiência do usuário ainda mais valiosa. Uma vantagem extra é tornar o usuário final parte do processo, evitando resistências de uso novo software, quando entregue.

Estes são apenas alguns dos principais pontos positivos da análise de requisitos. Aqui na Coopersystem nós valorizamos essa análise para garantir entregas sempre ágeis e funcionais para os nossos clientes em todas as fases do projeto, tornando-o um sucesso!  
Para saber mais, entre em contato conosco aqui pelo site e aguarde o retorno do nosso time de relacionamento e negócios. Aguardamos sua mensagem. Até o próximo conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Importância-de-uma-boa-análise-de-requisitos-3.png);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish pt_BRPortuguês do Brasil