Comments

Windows, Linux ou macOS: entenda quais as diferenças e vantagens de cada sistema

Uma das maiores dúvidas de quem deseja comprar um computador é sobre qual Sistema Operacional-SO é o melhor para suas atividades diárias, sejam elas pessoais ou profissionais. Afinal, não é uma decisão tão simples quanto parece. Não é só escolher a marca mais famosa, mas sim aquela que oferece as maiores vantagens para suas necessidades específicas. Acredite, existem muitas diferenças!

É por isso que no texto de hoje nós iremos falar dos três principais sistemas operacionais disponíveis no mercado. Você saberá o que diferencia cada um deles e quais são suas vantagens e desvantagens. Então, continue com a gente até o final para descobrir tudo!

Windows: características

Você já deve saber que o Microsoft Windows é o sistema operacional mais usado no mundo. Em muitos casos, ele já vem instalado nos computadores diretamente da fábrica. Contudo, isso não significa que ele seja o melhor para você. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre ele.

A primeira versão do Windows foi lançada em 1985. Até o presente momento, ele possui 13 atualizações diferentes, sendo que a mais recente é o Windows 11. 

É possível encontrar versões variadas do programa, que têm finalidades diferentes para os diversos públicos. As versões Enterprise e Professional, por exemplo, são indicadas para empresas. Já a Home é melhor para dispositivos domésticos.

Se ele não vier instalado no seu computador, será necessária uma licença comercial para usá-lo. Você pode consegui-la através de revenda autorizada ou pelo site oficial da Microsoft.

Windows: vantagens e desvantagens

Entre as vantagens está a facilidade de utilização, ou seja, uma grande parte de usuários com idades e background diferentes podem aprender a usar sem quebrar a cabeça. Além disso, existem várias opções de aplicativos disponíveis.

Outra grande vantagem é que o Windows pode ser configurado em dispositivos de fabricantes diferentes, e costuma ser compatível com muitos hardwares periféricos.

Com relação às desvantagens, podemos dizer que existem duas maiores: a segurança, que pode falhar em alguns pontos, e a parte gráfica, que está entre os níveis intermediário e avançado.

Linux: características

O Linux foi lançado oficialmente em 1991. Ele possui um código fonte com licença GPL, o que permite que qualquer usuário possa fazer seu download e customização da forma que quiser. 

Apesar de não ser um sistema operacional tão conhecido quanto os outros, ele é muito bem estabelecido. Além disso, por ser um tipo de plataforma aberta, ele é muito usado por programadores, desenvolvedores e outros profissionais, para servir como base de SO’s customizados.

Para você ter ideia, o próprio Google já utilizou o Linux para estruturar os seus sistemas operacionais, desde servidores em nuvem até o Android. 

Linux: vantagens e desvantagens

Certamente, a principal vantagem do Linux é o fato de ser um sistema operacional gratuito e aberto. Se você gosta de personalizar e precisa de um ambiente que tenha características específicas, então pode aproveitá-lo bem.

Sobre as desvantagens, podemos afirmar que ele não é a melhor opção para usuários domésticos, pois não tem uma boa gama de recursos e aplicativos. Para esse tipo de usuário, ele serve mais para navegar na internet ou editar algum texto. Além disso, ele não costuma aceitar hardwares periféricos tão bem.

macOS: características

O macOS tem sua origem em 1984, e naquela época era chamado de System. Ele foi o primeiro sistema operacional a usar ícones! Além disso, possui o peso de ser da Apple, que só produz dispositivos de alto nível.

A versão mais recente é a macOS Monterey 12.2 e é possível realizar a atualização pelo próprio site da Apple. O update também pode ser feito em dispositivos que tenham o OS X Mountain Lion 10.8 ou outras versões superiores.

macOS: vantagens e desvantagens

A vantagem mais óbvia é a sua interface que é bem simples, o que o faz uma boa escolha para usuários inexperientes. O macOS também é conhecido por conseguir executar muito bem os softwares gráficos, como o Photoshop. Se você é designer, pode achá-lo uma excelente opção.

Sobre as desvantagens, é importante destacar que o macOS só consegue rodar em dispositivos da Apple. Outro ponto negativo é que, assim como o Linux, ele também não aceita hardwares periféricos da melhor maneira. 

Apesar dessas desvantagens, o aspecto mais desagradável do macOS para os usuários é o preço salgado dos computadores da Apple no Brasil.

Qual dos sistemas operacionais acima mais chamou a sua atenção? Quais deles você já teve? Conte tudo e fique ligado no nosso site para mais conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2022/02/tadas-sar-T01GZhBSyMQ-unsplash.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BR
en_US es_ES pt_BR