Você sabia que o Brasil é o país que mais utiliza Inteligência Artificial (IA) na América Latina? Essa informação vem de um estudo encomendado pela SAS e realizado pela consultoria IDC, de maio a julho de 2022.
O mesmo estudo também registrou que 63% das empresas brasileiras usam aplicações com base na IA. Os segmentos que demonstram mais avanços nas soluções com essa tecnologia são o financeiro, o de varejo e o de manufaturas.
Outro ponto relevante do estudo é a liderança do Brasil no uso de IA, dados e analytics no quesito segurança e confiabilidade das atividades empresariais.
Tudo isso demonstra como a Inteligência Artificial já é largamente explorada pelos empresários brasileiros. Mesmo assim, ainda existem empreendedores, iniciantes ou antigos, que têm receios quanto ao uso dessa tecnologia nos processos organizacionais.
Para eliminar as dúvidas e iluminar suas decisões, nós preparamos uma série de informações sobre IA, com foco nas vantagens e desvantagens de usar a Inteligência Artificial no seu negócio. Então, leia tudo até o final para ficar mais informado!
Para começar… O que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial é uma tecnologia cujo objetivo é fazer com que máquinas e sistemas sejam capazes de mimetizar a inteligência humana para executar tarefas e tomar decisões.
Ao contrário do que muitos pensam, a IA não consegue realizar essas funções por conta própria. Ela precisa seguir uma série de instruções e algoritmos programados por profissionais. A partir daí, ela utiliza padrões obtidos em informações e dados coletados para realizar as ações.
Nós utilizamos a IA com muito mais frequência do que é percebido. Um dos maiores exemplos de uso são os chatbots. Sabe quando você abre a caixinha de mensagem na página de alguma loja e recebe respostas automáticas como atendimento? Isso é feito a partir da IA!
Quais são as vantagens de usar Inteligência Artificial no seu negócio?
A seguir iremos apontar algumas das principais vantagens obtidas por empreendedores que decidem aplicar a Inteligência Artificial para auxiliar o seu negócio. Confira:
- Otimização de processos
A Inteligência Artificial pode ser empregada para realizar aquelas tarefas repetitivas que tomam tempo na rotina de trabalho. Isso otimiza consideravelmente os processos e eleva a produtividade dos colaboradores, que podem se concentrar em demandas mais importantes.
- Maior precisão
No geral, a IA reduz significativamente as falhas nas operações, possuindo uma taxa mínima de erros. Isso porque ela atua com base em fatos e é programada especificamente para tal função, diferente do ser humano, que pode cometer erros por cansaço, desatenção, etc.
- Segurança e previsibilidade
Muitas empresas utilizam a Inteligência Artificial para realizar tarefas em lugares perigosos ou em condições difíceis para os seres humanos, o que oferece maior segurança aos profissionais.
Esse mesmo uso pode ser estendido para prever acontecimentos, identificar transformações e sugerir adaptações, tudo com base nos padrões do passado. No agronegócio, isso já está sendo bem implantado.
- Alta competitividade
Para não ficar por baixo da concorrência, as empresas precisam estar em constante atualização, seguindo as novas tecnologias que podem agregar valor ao negócio.
Por isso, ao aplicar a IA nos seus processos, você obtém todas as vantagens mencionadas e eleva sua autoridade, mantendo um bom nível de competitividade e melhorando seus resultados.
Quais são as desvantagens de usar a Inteligência Artificial no seu negócio?
Apesar de todas as vantagens para o negócio, nada é perfeito. Existem sim algumas ressalvas relacionadas à implementação da IA nas empresas. Veja algumas:
- Altos custos: muitas empresas menores não têm dinheiro o suficiente para bancar os softwares, máquinas, ferramentas e equipe qualificada para instalar a IA.
- Transição complexa: existe muita discussão sobre o desemprego causado pela IA, mas a verdade é que isso faz parte de um processo de transição, no qual os profissionais ficarão mais qualificados para funções elevadas. Contudo, isso pode demorar, e gerar um desgaste. Além disso, também é possível encontrar problemas de escalabilidade.
- Desumanização no atendimento: os chatbots e assistentes virtuais podem ser ótimos para a produtividade e agilidade dos negócios. Entretanto, se usado em excesso, a IA pode gerar um afastamento do público, devido à pouca conexão pessoal e à falta de empatia.
Agora que você aprendeu sobre as vantagens e desvantagens de usar Inteligência Artificial no seu negócio, está mais ou menos interessado na tecnologia?
Lembre-se: se você quiser mais conteúdos informativos sobre tecnologia, cultura nerd, empreendedorismo e atualidades, fique de olho no blog da Coopersystem!