Comments

Qual a relação entre arquitetura da informação e UX?

Você já viu no nosso conteúdo aqui, que utilizar a arquitetura da informação e UX no desenvolvimento do seu projeto/software/site/aplicativo é fundamental para a usabilidade do seu cliente. Mas você sabe qual é a relação entre ambos os pontos e como eles podem tornar o seu projeto ainda melhor? Não?! Então esse conteúdo é para você!

Prossiga com a leitura de hoje do Blog da Coopersystem e veja o que preparamos para você!

Entenda a relação entre arquitetura da informação e UX?

Antes de tudo, vamos deixar claro a diferença entre arquitetura da informação e UX. Apesar de ambos terem uma ligação direta e trabalharem muito bem juntos, não são a mesma coisa, e isso deve ficar bem claro.

A arquitetura da informação funciona muito mais como uma ‘base’ para o trabalho de experiência do usuário.

Enquanto a arquitetura acaba fornecendo os recursos considerados necessários na hora de estruturar a informação para a criação de um projeto, tornando-o mais compreensível, a UX fica, diretamente, responsável por criar um modelo que interaja bem e que seja agradável para os clientes da empresa, o que além do desenvolvimento, entra o design, a estrutura, etc.

Logo, usar ambos em um projeto pode ser considerado fundamental para o bom resultado do mesmo.

Para entender mais sobre Arquitetura da Informação, clique no link.

Entenda UX

Como já conversamos neste conteúdo aqui, a experiência do usuário interfere, de forma direta, na maneira como ele interage com o seu app, site, projeto, software, etc. Investir em um projeto que seja centrado no usuário é fundamental para o sucesso.
Ou seja, quando o projeto é desenvolvido pensando na experiência do usuário, as chances de ter uma boa relação cliente-empresa são maiores, afinal as pessoas passam a confiar mais naquilo que foi ofertado.

O que deve ser levado em consideração?

Bom, após as informações claras acima, fica visível que um depende do outro para proporcionar bons resultados no desenvolvimento de um projeto. Não adianta desenvolver um projeto bem organizado, que proporciona uma navegabilidade boa ao usuário, se não agregar de forma marcante e cessar, sem questionamentos, as dúvidas e objeções daquele cliente.

Por isso, enquanto a arquitetura da informação acaba priorizando o que é considerado como o aspecto técnico, que garante uma boa funcionalidade e foca na plataforma em si, o UX, por sua vez, prioriza a experiência do usuário, como o próprio nome diz, levando em conta como o usuário irá sentir-se ao entrar no projeto, se vai conseguir trabalhar com aquilo que foi proposto, etc.

Ficou claro para você a importância de ambos e como eles podem ser muito melhores trabalhando juntos? Esperamos que sim! Se o conteúdo foi útil e relevante para você, compartilhe-o para informar outras pessoas. Até o próximo conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2019/09/UX-header.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish pt_BRPortuguês do Brasil