Comments

Qual a importância do monitoramento de ambiente de TI? Conheça

Para garantir que os recursos sejam utilizados da melhor maneira possível e sejam também desenvoltos, o monitoramento de TI pode ser considerado indispensável para uma empresa.
A cada dia que passa, as empresas que não utilizam a tecnologia a favor do negócio podem acabar de lado, uma vez que a TI está cada vez mais relacionada com os negócios diretos da empresa.

Não entendeu ou precisa de mais informações sobre o assunto? Então, veja todo o material que desenvolvemos hoje e saiba mais sobre a importância real do monitoramento de ambiente de TI. Boa leitura.

O monitoramento do ambiente de TI

Os departamentos de TI devem dedicar um tempo para prevenção de incidentes. Aqueles que adotam essa prática, solucionam problemas em menor tempo e evitam possíveis prejuízos.

Para isso, é essencial que haja um monitoramento proativo dentro do ambiente de TI do seu negócio, afinal é importante que tudo funcione conforme o planejado.

Nem todos os problemas existentes na tecnologia da empresa são visíveis de forma imediata e, até mesmo, alguns podem acumular com o passar do tempo. Dessa forma, manter um controle adequado pode evitar que os possíveis problemas cheguem aos usuários finais e garanta que tudo funcione como o programado.

COBIT: entenda

Quando falamos em monitoramento de ambiente de TI, temos que falar em COBIT. O COBIT é um guia de boas práticas focado, diretamente, no nível estratégico, utilizado pelas empresas como uma dos principais modelos de gerenciamento de TI.

De forma específica, COBIT significa Control Objectives for Information and Related Technology – Controle dos Objetivos para Informação e Tecnologias Relacionadas. Reúne várias práticas para o controle de informações, organizando questões variadas, como as de governança de TI e gestão de TI.

Para que possa ser possível adotar o COBIT no seu negócio, é fundamental que seja realizado um estudo prévio para definir problemas e conseguir adaptar práticas relacionadas ao framework à realidade da sua empresa. 

É válido deixar claro que, isoladamente, o COBIT não é capaz de gerenciar a governança de TI da empresa. Sendo assim, se não for associado à outras boas práticas, o COBIT não solucionará problemas que já existem.

E quais as vantagens de monitoramento?

Como você viu acima, existem várias vantagens. Veja algumas delas:

Melhorar a produtividade e o desempenho do seu negócio

Quando há um monitoramento de ambiente de TI a empresa pode ter as rotinas muito mais práticas e otimizadas, garantindo infraestrutura ideal para o trabalho diário, melhorando o desempenho da equipe.

Evitar desastres

Esta é uma ‘tecla’ que deve ser frisada, já que evitar desastres também é evitar o gasto desnecessário de dinheiro.

Quando existe uma análise proativa, significa que as chances de interrupções serão menores. É possível também monitorar certos padrões de falhas para identificar rapidamente quaisquer discrepâncias que podem ocorrer dentro do sistema da sua empresa.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que o monitoramento também pode garantir que não há eventuais interrupções, como a sobrecarga do sistema, queda de serviços, entre outros pontos.

Decisões com base em dados mais confiáveis

Quando o monitoramento de ambiente de TI existe, você consegue adaptar a tecnologia de acordo com as mudanças constantes que ela sofre, proporcionando entregas muito mais exatas.

Por isso, acompanhar e entender os dados relativos a infraestrutura pode fundamentar o processo de tomada de decisão com base em dados muito mais confiáveis, evitando períodos de indisponibilidades e consequentes prejuízos.

Caso você queira entender ainda mais sobre o assunto, entre em contato com o time Coopersystem e saiba tudo o que podemos fazer juntos pelo seu negócio. Até o próximo conteúdo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2019/09/header-Qual-a-importância-do-monitoramento-de-ambiente-de-TI-Conheça.png);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish pt_BRPortuguês do Brasil