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O que não pode faltar em um site de e-commerce

O e-commerce foi um dos setores que mais cresceu durante a pandemia, uma pesquisa da MasterCard mostrou um crescimento de 75% nas vendas pela internet. As medidas de prevenção da Covid-19 como o isolamento social, fechamentos das lojas físicas, medo do contágio foram uma das principais causas para este aumento exponencial. 

Este crescimento não ocorreu apenas no Brasil, foi um fenômeno percebido em boa parte do globo terrestre. Dentro deste e-commerce, encontra também os deliverys de comida, que, segundo um estudo do Fundo de Investimento Atlântico, cresceu 66% durante a pandemia.

Se você acha que isso é um cenário passageiro, devido ao coronavírus, saiba que você está completamente enganado. A compra online é uma das tendências para os próximos anos e a perspectiva é apenas de crescimento. Então, se sua empresa ainda não está com o operacional redondinho para o e-commerce, aconselhamos fortemente a leitura deste artigo. 

A implantação do e-commerce pode ser bastante simples para uma hamburgueria, mas pode ser bastante complexo para uma empresa que vende experiência, ou serviço. Contudo, se você acha que seu negócio pode se adaptar para a venda online, nossa dica é: comece hoje e não deixe nenhum dos pontos que vamos abordar de fora. 

1. Certificado de Segurança

Este ponto é fundamental para qualquer empresa, independentemente do e-commerce. Ter um site seguro é pré-requisito para tudo. Sem o Certificado Digital SSL, seu site é prejudicado na busca do Google, os resultados dos seus anúncios também serão afetados e corre risco de ter uma grande evasão de usuários, devido ao risco. 

Instalar o certificado é algo bastante simples, o próprio desenvolvedor do seu site é capaz de fazer a instalação para você. 

Entre os vários benefícios de ter este certificado, nós podemos listar:

  • Todos os dados fornecidos na página são criptografados e se tornam incompreensíveis
  • Uma Autoridade Certificadora comprova a identidade do seu site
  • Variedade de opções de pagamento
  • Menor chance de fraudes 

2. Política de Privacidade

Este item não pode faltar mesmo. A LGPD já entrou em vigor e a penalidade para quem infringi-la pode ser enorme, iniciando em 2% do faturamento da empresa até um teto de R$50 milhões. Ninguém quer correr esse risco, não é mesmo?

O primeiro passo então é esclarecer como é feito a captação e o uso de dados do seu site, incluindo a discriminação dos cookies existentes. A escolha de aceitar ou não os cookies é do usuário, viu? E isto precisa estar bastante claro, logo no primeiro acesso. 

Se quiser saber mais sobre LGPD, nós temos um conteúdo focado especificamente na lei para as ações de marketing, só clicar aqui

3. Sistema de pagamento seguro e confiável

Existem três formas para receber o pagamento pela venda dos seus produtos online: intermediadores de pagamento, gateways de pagamento e integração direta com o adquirente (Cielo, Red, etc.).

Os intermediadores são empresas que terceirizam o serviço de pagamento online. Nestes casos, o cliente ao finalizar o carrinho em seu site é redirecionado para o sistema da empresa e conclui a compra por lá. As empresas costumam cobrar taxas mensais e comissões pela venda. 

Os gateways de pagamento resumidamente são maquininhas de cartão online. Logo, o consumidor navega pelo seu site e, na hora de concluir a compra, o processo acontece dentro do próprio site, com a escolha da bandeira do cartão. O gateway é responsável por se comunicar com a rede de adquirência e verificar se há saldo suficiente para a compra. 

Se o fluxo do seu e-commerce é elevado, esta é uma boa opção, já que os custos para cada venda são menores. 

Por último e não menos importante, temos a opção de fazer a conexão direta com a rede de adquirência. Nesta opção, você se livra das empresas intermediárias e assume os processos e responsabilidades das operações, se livrando dos custos adicionais, ficando apenas as taxas das administradoras de cartão.

Seja qual for a escolha para seu e-commerce, garantir uma forma segura de pagamento é imprescindível para qualquer empresa que queira começar ou aumentar suas vendas online. 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você e aberto a mente para a importância de se ter um e-commerce e garantir que ele seja bem-feito, tanto para aumentar as vendas, quanto para prevenir processos e multas.

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