Comments

O que é Inteligência artificial?

Dos clássicos filmes de ficção científica até as novidades no mundo das séries, esse assunto mexe com o imaginário de muita gente. 

“Será que as máquinas irão dominar o mundo?”, ou “Como criar um sistema capaz de dominar toda terra em questão de segundos?”. Ok, pode até parecer perguntas bobas e estranhas, mas a Inteligência Artificial desperta questionamentos antes mesmo de serem imaginados por nós. 

Mas, afinal o que realmente é essa tal inteligência que prende a nossa atenção e que vem apresentando diversos recursos responsáveis por diversas mudanças nas nossas vidas?

Acompanhe o texto e venha viajar com a gente (quer dizer, aprender mais com a gente) 😉

O que é Inteligência Artificial

É considerada Inteligência Artificial (IA) a área da ciência da computação que toma iniciativas para elaborar dispositivos que simulem uma das principais capacidades do ser humano: o raciocínio. Com ele conseguimos perceber, analisar, tomar decisões e chegar a conclusões. 

E a ideia é “externar” essa capacidade única e de origem humana para uma máquina, através de alta tecnologia.

Uma breve história da IA

Muitos pensam que esse termo é algo novo, em decorrência ao avanço tecnológico e a chegada expressiva da internet. Entretanto, as primeiras pesquisas relacionadas à Inteligência Artificial surgiram na década de 50 e os primeiros trabalhos frutos dessas pesquisas foram essenciais para abrir os caminhos que seriam percorridos até os dias atuais.

Outro dado importante na jornada da IA é a criação da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), fundada em 1958 por pesquisadores e militares americanos. 

Já mais próximo dos dias de hoje, em 2003, foram criados pela DARPA os primeiros assistentes pessoais inteligentes.


 

Como funciona essa inteligência

Explicamos anteriormente que a principal missão do IA é simular a característica humana de raciocinar (o pensamento). Entretanto, essa função é muito difícil, em decorrência da complexidade do funcionamento do nosso cérebro (todo o processo biológico desse órgão).

Com isso, a inteligência artificial funciona por meio de fluxos que envolvem muito mais do que é possível realizar nas nossas experiências. Ela é realizada por programação e códigos que funcionam por meio de funções matemáticas.

Resumindo, a IA corresponde a uma máquina com a capacidade de analisar uma enorme quantidade de informações por meio de inúmeros códigos.

O jeito que esses equipamentos analisam e como eles chegam a conclusões dos dados vai depender muito da sua finalidade e da abordagem utilizada para chegar a tal resultado.

IA no cinema

Separamos uma lista com 5 filmes sobre a temática inteligência artificial para quem quer embarcar nesse assunto tão fascinante. Confira:

  1. Metropolis (1927)
  2. 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)
  3. O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991)
  4. Matrix (1999)
  5. A.I. – Inteligência Artificial (2001)

A Inteligência Artificial é mais uma prova de quão incrível é a tecnologia e seus avanços para a humanidade. Como diria Buzz Lightyear, “Ao Infinito E Além”.

Conhece alguém que se interessa por esse assunto? Então, compartilhe esse conteúdo e continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre o universo tecnológico 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopernew.mobilizze.com/wp-content/uploads/2022/01/hitesh-choudhary-t1PaIbMTJIM-unsplash.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}
pt_BR