Comments

Livros para quem quer aprender sobre tecnologia – Do básico ao avançado

É impossível falar de tecnologia atualmente e não abordar sobre a Internet das Coisas. 

Este é o segundo livro da trilogia de Eduardo Magrani, os outros dois são Democracia Conectada e Entre Dados e Robôs. Recomendamos a leitura de todos, pois o autor é preciso e com didática excelente na explicação de conceitos complexos. 

Este livro aborda a interação humano-máquina, com dispositivos inteligentes, a geração crescente de dados, advindo dos mais diversos dispositivos, seu armazenamento e processamento e o impacto disso na nossa vida. 

Se você é apaixonado por tecnologia ou utiliza dela para seu trabalho, esta leitura é fundamental. 

1. O Algoritmo Mestre, de Pedro Domingos

Pedro Domingos é um dos principais pensadores e críticos da área da tecnologia. Neste livro, ele tira pela primeira vez a cortina dos mistérios dos algoritmos da internet, o machine learning que permitem os grandes players da tecnologia a nos conhecerem tão bem. 

O autor, em sua obra, passa pelas cinco maiores escolas de machine learning, apresentando revoluções na neurociência e várias outras áreas do conhecimento exploradas para desenvolver ainda mais o algoritmo de forma a nos servir. 

O autor é preciso e mostra o lado desconhecido e tão cheio de conspiração de forma técnica e analítica ao mostrar e analisar a presença dos algoritmos em nossas vidas e a busca pelo aprimoramento, a partir do machine learning, usando com base a trilha de dados que deixamos virtualmente. 

Este livro é denso, mas incrível e lança mão de uma visão ampla e profunda do meio em que vivemos hoje.

2. A Quarta Revolução Industrial, de Klaus Schwab

Se você ainda não conhece Klaus Schwab, nós apresentamos para você: ele é engenheiro e economista e nada mais, nada menos que o fundador do Fórum Econômico Mundial. 

Neste livro, ele aborda a revolução industrial que passamos agora, também conhecido como indústria 4.0. Ele reúne o conjunto de novas tecnologias, que crescem de forma exponencial e, na maioria das vezes, tendo as outras revoluções tecnológicas como base da transformação. 

No livro, Schwab busca explicar todos esses avanços, como os controlamos e como utilizá-los para criação de tecnologia para melhorar nossas vidas, tanto agora como no futuro.

Básico na estante de qualquer um, este livro é um clássico que procura compreender as mudanças que vivemos na tecnologia. 

3. Cultura da Convergência, de Henry Jenkins

Este livro é para quem quer se aprofundar não só na parte técnica, mas entender o contexto em que toda essa transformação digital acontece.

Henry Jenkins é o autor do livro e cunhou o conceito Cultura da Convergência, que dá nome à obra. Jenkins analisa a transformação digital a partir de três fenômenos: convergência dos meios de comunicação, cultura participativa e inteligência coletiva.

No mundo em geração de conteúdo, dados e produções midiáticas em massa, a nova apropriação de conteúdos e produção cooperativa tornam-se comuns. O uso das mídias começa a pluralizar com a criação de mídias digitais que abrem um infinito de possibilidades. 

O cruzamento de mídias tradicionais e alternativas com as múltiplas plataformas, movido principalmente pelo desejo do entretenimento, transformam o comportamento, consumo e uso de todas as plataformas.

Se você deseja aprofundar seu conhecimento, ir para um lado mais teórico-conceitual, mas extremamente atual e contextualizado (até Star Wars é citado no livro), esta leitura é transformadora. Jenkins explora a interface da tecnologia com marketing, vendas e comportamento humano de forma triunfal. 

Você já leu algum desses livros? Comenta para a gente sua experiência e, se tiver mais alguma indicação de leitura, não hesite em compartilhar nos comentários. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopernew.mobilizze.com/wp-content/uploads/2022/01/florencia-viadana-DG6TzGH_1eY-unsplash.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}
pt_BR