Comments

LinkedIn para profissionais de TI: dicas práticas para alavancar seu perfil

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Atualmente, existem mais de 740 milhões de membros lá. O site é uma das poucas redes sociais do início dos anos 2000 que ainda possui uma boa atividade nos dias de hoje.

Segundo dados divulgados em 2019, o Brasil era o quarto país em número de usuários nesta rede, com 35 milhões de pessoas ativas. Além disso, 92% das empresas presentes na famosa lista dos Fortune 500 utilizavam o LinkedIn naquele ano.

O LinkedIn não serve apenas para profissionais em busca de emprego ou colaboradores. Você também pode usá-lo para consolidar a sua marca e fazer um marketing eficiente. Logicamente, o networking também é um grande objetivo da maioria dos profissionais presentes nesta rede social.

Mesmo com todas essas vantagens, existe um ponto negativo explícito: a alta competitividade e a saturação da área tecnológica. Isso faz com que muitos profissionais de TI fiquem desanimados de ao menos tentar. 

É por isso que, no texto de hoje, nós iremos explicar como alavancar o seu perfil no LinkedIn para que você se destaque e eleve o seu nível na rede. Fique por aqui até o final para descobrir tudo. Você não irá se arrepender!

5 dicas práticas para alavancar seu perfil no LinkedIn

A seguir, nós iremos apresentar dicas práticas que podem servir tanto para profissionais de TI quanto para qualquer tipo de profissional.

 

  • Tenha um perfil 100% completo e atrativo

 

Certifique-se que o seu perfil esteja 100% completo, ou seja, capriche nas informações escritas e visuais, como foto, headline, capa, etc. Não adianta apenas preencher os campos, é necessário torná-los atrativos. Revise a sua gramática e tire uma foto com boa qualidade.

 

  • Abasteça a rede com conteúdos de valor

 

Não basta apenas ter um perfil bonito. Você precisa provar para seus contatos que tem domínio sobre sua área. Isso é especialmente importante para profissionais de TI que desejam se destacar em nichos bem específicos. 

Sendo assim, publique regularmente conteúdos relevantes que mostrem para a sua rede que você está bem posicionado no seu segmento.

 

  • Não esconda suas conquistas

 

Compartilhe seus projetos, conquistas, experiências, atividades práticas e resultados adquiridos nos trabalhos atuais ou passados. É muito importante se valorizar sem se mostrar arrogante, mas confiante. Assim, você demonstra o seu profissionalismo e todos saberão o quão dedicado você é.

 

  • Use os filtros a seu favor

 

Aproveite os filtros de pesquisa do LinkedIn para encontrar profissionais e clientes qualificados. Desse modo, você evita a perda de tempo e direciona todo seu conteúdo para quem pode render vantagens no futuro. Contudo, lembre-se de sempre mandar uma mensagem personalizada juntamente ao convite.

 

  • Interaja sempre que puder

 

Não adianta postar conteúdos incríveis e colocar em prática todas as dicas acima se você não parecer acessível e disposto a engajar outros membros da rede. Por isso, não esqueça de interagir nas publicações dos profissionais quando achar que pode contribuir com algo relevante.

Viu como você pode alavancar seu perfil de profissional de TI no LinkedIn sem ter muita dor de cabeça? Basta ter dedicação e força de vontade, porque o resto você já possui!

Quais das dicas você já tentou? Como anda a sua reputação no LinkedIn? Conte nos comentários e fique de olho nos outros conteúdos do blog da Coopersystem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2022/02/nathana-reboucas-H8iW_bKwaX4-unsplash.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BR
en_US es_ES pt_BR