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LGPD e o consumidor, o que muda?

A Lei Geral de Proteção de Dados já está em vigor, como consumidor você já está percebendo alguma diferença? Eu tenho certeza que você já se deparou com muitas empresas pedindo autorizações na internet para que eles aceitem a coleta de cookies. 

E com isso surge aquela dúvida, o que são os cookies? Eles são registros sobre os hábitos do consumidor na internet. As empresas utilizam esses dados para oferecer produtos e serviços em forma de anúncios digitais. 

Com a LGPD, o consentimento do consumidor para o uso de dados deve ser consultado e com transparência. Ou seja, os termos de uso de sites e serviços devem ser mais claros e objetivos em relação ao que será feito com os dados. Os consumidores também vão poder solicitar retificação de dados que uma empresa tem sobre eles e até reverter consentimentos dados anteriormente. Esses procedimentos deverão ser controlados pela autoridade nacional de proteção de dados.

LGPD devolve ao consumidor controle sobre as próprias informações

Na prática, com a nova legislação, os consumidores passam a ter direito de exigir de qualquer empresa, desde um aplicativo na internet ou uma loja de rua, respostas claras sobre de que forma seus dados pessoais estão sendo utilizados. As pessoas ainda podem solicitar a eliminação de informações desnecessárias.

O consumidor pode se arrepender de fornecer seus dados? 

A LGPD impactará bastante nas relações de consumo e sob o ponto de vista do Direito do Consumidor. Vale ressaltar que o Código do Direito do Consumidor já garante a correção de dados. Pela a LGPD, agora o titular dos dados tem o direito de confirmação da existência de tratamento e, por consequência, acessar todos os seus dados pessoais que estão sendo coletados e tratados pelo controlador. 

Dessa forma, os titulares têm o direito de corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados e também possuem o direito de restringir o uso de seus dados pessoais, por meio da recusa em fornecer o consentimento. Havendo arrependimento no fornecimento dos dados, o titular pode pedir o cancelamento ou exclusão de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD. Assim como, pode revogar a autorização para o tratamento de seus dados pessoais a qualquer momento, bastando uma manifestação expressa, por procedimento gratuito e facilitado. 

LGPD: Oportunidade de Construção de Relação de Confiança com Clientes 

Podemos entender que as ações preventivas de uma empresa em suas relações comerciais passam prioritariamente por um bom atendimento. O consumidor insatisfeito que reclama com a empresa, abre neste momento uma grande oportunidade que deve ser agarrada e aproveitada para corrigir os erros e recuperar consumidores que potencialmente se afastam. 

Quando uma empresa atende prontamente um consumidor, acolhendo uma reclamação para evitar conflitos ou uma sugestão para melhoria da qualidade do fornecimento, ela o surpreende com a postura proativa, e isso torna o consumidor seu maior aliado para divulgação da marca da empresa. 

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