Comments

Internet Segura: Cuidados que toda pessoa deve ter ao manusear na internet

Seja uma transação bancária on-line, se conectando com amigos, ou enviando e-mails, a Internet se tornou uma parte essencial da vida cotidiana. O que você talvez não saiba é que esse recurso incrível também é um terreno fértil para atividades criminosas, e isso porque todos os seus movimentos podem ser monitorados e suas informações comprometidas. Mas se você reservar um tempo para aprender sobre as ameaças e riscos comuns, a segurança online e a proteção de si mesmo podem ser fáceis.

Uma conduta imprudente on-line pode expor crianças e adolescentes ao contato com estranhos mal intencionados, mas não são só os menores de idade que estão sujeitos a riscos. Adultos são, com frequência, vítimas de golpes como: 

  • Botnets; 
  • Negação de serviço distribuída (DDoS);
  • Hacking; 
  • Malware; 
  • Pharming; 
  • Phishing; 
  • Ransomware; 
  • Spam; 
  • Spoofing; 
  • Spyware;
  • Cavalos de Tróia; 
  • Vírus; 
  • Escutas Wi-Fi; 
  • Worms. 

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Google, no Brasil, entre as principais preocupações dos entrevistados estão a privacidade, prevenir o cyberbullying, evitar conteúdo impróprio, compartilhar informações com cuidado e evitar golpes. Por isso hoje, separamos algumas dicas para te auxiliar a garantir a segurança na internet, confira:

  1. Fique atento para sites desconhecidos 

Desconfie de sites com endereços desconhecidos, com erros de design e grafia ou com ofertas muito tentadoras. Alguns golpes são aplicados a partir de sites que oferecem produtos abaixo do mercado, mas que não contam com imagens de boa qualidade, erros gramaticais ou falta de informação. Além disso, a maioria desses sites não oferecem um endereço seguro  (https) ou garantia de proteção ao cliente (Norton Security e etc). 

  1. Evite instalar softwares suspeitos 

Sabe quando um site manda você instalar um software antes de baixar um filme ou música? Ou até aquela barra de ferramentas que promete organizar a sua vida e o seu computador? Desconfie. Diversos softwares são responsáveis por vigiar os seus passos no computador, reconhecer e gravar suas senhas e dados e também controlar a sua webcam. 

  1. Altere as suas senhas regularmente 

Isso é sempre muito difícil para o usuário: gerenciar senhas exclusivas para diferentes contas. Mas é fundamental criar senhas cada vez mais fortes para  impedir ataques de força bruta, por exemplo. Se um invasor tiver acesso à sua conta pessoal, poderá promover ações maliciosas “em nome” do titular da conta, o que pode levar a inconvenientes legais; ou até mesmo usar dados pessoais para promover outros golpes e gerar perdas financeiras. 

  1. Mantenha o seu antivírus atualizado 

Atualmente, o software de segurança é essencial, independentemente do uso do seu computador. No mínimo, verifique se o firewall está ativado e se você está executando um software antivírus. Isso garantirá que você esteja protegido contra cavalos de Troia, keyloggers e outras formas de malware que podem ser usadas para obter acesso aos seus dados financeiros. Você também deseja manter o sistema operacional e outros softwares atualizados para garantir que não haja falhas de segurança. 

  1. Verifique o certificado de segurança do site 

Você entra em uma casa que não conhece e deixa todos os seus documentos em cima da mesa? O mesmo vale para o ambiente virtual. Ao se deparar com sites desconhecidos, verifique sempre o certificado de segurança e as informações de privacidade. Caso não tenha nada disso, é melhor evitar. Caso seja um site de compras ou rede social indicada por algum amigo, verifique todos os parâmetros de segurança. Antes de inserir seus detalhes de pagamento em qualquer site, verifique se o URL começa com https – o “s” significa “seguro”. Se um site apresentar erros tipográficos ou gramaticais óbvios ou nenhuma evidência de informações de segurança ou símbolos reconhecidos, evite-o. 

  1. Tenha cuidado ao repassar informações pessoais pela internet 

Pense antes de publicar qualquer coisa online ou compartilhar informações em e-mails. O que você publica online pode ser visto por qualquer pessoa. Compartilhar informações pessoais com outras pessoas que você não conhece pessoalmente é um dos seus maiores riscos online. Considere remover seu nome de sites que compartilham suas informações pessoais obtidas de registros públicos (incluindo seu número de telefone, endereço, avatares de mídia social e fotos) com qualquer pessoa na Internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2021/03/linkedin-sales-solutions-UK1N66KUkMk-unsplash.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BR
en_US es_ES pt_BR