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“Facebook caiu”: descubra a importância de ter um site para sua empresa

Recentemente, todos nós vivenciamos a queda do Facebook, WhatsApp e Instagram. O principal sintoma dessa queda, para maioria das pessoas e empresas, foi perceber o quão dependentes nós somos atualmente dessas ferramentas.

Muitas empresas viram suas atividades ficarem basicamente estagnadas, pois esses apps estavam envolvidos em todas as etapas do processo de compra do cliente. Pense em um microempreendedor que vende pelo Instagram, o dia que o app ficou fora do ar, foi um dia perdido, em questão de vendas.

O marketing digital levou inúmeras corporações a migrar grande parte de suas estratégias para dentro da internet, tornando-se dependentes dos serviços das redes sociais, sendo três das quatro maiores pertencentes a Mark Zuckerberg.

Como aumentar sua autonomia dentro do meio digital?

O meio digital cresceu de tal forma exponencial nos últimos anos e abrangeu um espaço e autoridade no setor de negócios, inimagináveis para muitos futuristas há 20 anos atrás. De acordo com estudo da Kantar, as sete empresas mais valiosas do mundo são da área da tecnologia e digital:

  1. Amazon: US$ 683,852
  2. Apple​: US$ 611,997
  3. Google​: US$ 457,998 ​
  4. Microsoft​: US$ 410,271 ​
  5. Tencent​: US$ 240,931
  6. Facebook​: US$ 226,744 ​
  7. Alibaba​: US$ 196,912

Apesar disso, acidentes como essa queda de todos os serviços do Facebook Inc, ou, a atual Meta, ainda são possíveis e completamente fora do nosso controle e podem comprometer extremamente o orçamento e receita da empresa.

Não é necessário, contudo, acontecimentos tão drásticos como esse. Uma mudança de algoritmo já pode afetar os resultados da equipe de marketing.

Frente a isso, o segredo é diversificar seus canais de comunicação, para reduzir a dependência em um único canal. A lógica é semelhante a de investimentos e a máxima “não coloque todos seus ovos na mesma cesta” continua válida.

Facebook caiu, para onde foram as pessoas?

Apesar de sermos bastante dependentes das ferramentas atualmente, elas são apenas ferramentas. Isto quer dizer que elas cumprem uma função. A necessidade que elas suprem continua existindo, logo, se as pessoas precisam se comunicar, elas continuarão se comunicando, só mudarão o como e o canal.

Então, as pessoas não vão parar de se comunicar. Se não existir Facebook, WhatsApp, Instagram, elas irão procurar por outras soluções que permitam a comunicação. Prova disso é o aumento de 23% do tempo médio gasto no Snapchat, 15% do Signal, 18% do Telegram, além do crescimento de 11% do Twitter e 2% do Tiktok.

Portanto, a partir do momento que a solução utilizada deixa de se tornar útil, as pessoas buscarão por outras opções.

Além das redes sociais, o site é outro canal muito importante para se ter dentro do ambiente digital.

Por que ter um site?

Toda empresa um pouco mais madura precisa ter um site.

O site é a principal mídia própria de uma empresa em um ambiente digital, é por lá onde o consumidor irá te encontrar quando procurar no Google pelo seu serviço e solução. E isso é importantíssimo, pois, de acordo com uma pesquisa do SPC Brasil, 90% dos brasileiros têm o hábito de buscar na internet informações, antes de realizar uma compra em loja física.

Diante disso, podemos perceber a importância do site da sua empresa, mesmo para os negócios que possuem loja física, venda direta. O número é ainda maior quando falamos de compras on-line.

Quando falamos sobre pesquisa on-line, falamos de sites de busca e isso está 100% ligado ao seu site. Os portais de busca vão trazer resultados de site que estão indexados em sua lista. Logo, se você não tem site, você não será encontrado.

Se você chegou até aqui, já sabe qual é a importância de se criar um site. E lembre-se: isso não é tarefa fácil. Na hora que for construir seu site, conte com uma empresa qualificada que será capaz de criá-lo de forma responsiva e com as exigências necessárias para ser rankeado nos principais portais de busca.

 

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