Comentarios

VPN: o que é e para que serve?

O quão seguro você se sente no dia a dia? É provável que você tome todos os cuidados possíveis para evitar roubos, invasões e acidentes, certo? E quando o assunto é a Internet, o que você faz para se proteger?

Se a sua resposta foi apenas sobre acionar o antivírus, então este texto é para você. Afinal, a VPN é uma das principais formas modernas de proteção e segurança online. Todo mundo deveria conhecer e compreendê-la para navegar de modo mais adequado.

É por isso que no texto de hoje nós iremos explicar o que é a VPN, como ela funciona, para que serve, além de outras informações importantes. Então, continue por aqui até o final para descobrir tudo!

 

O que é a VPN e como ela funciona?

VPN significa Virtual Private Network (Rede Privada Virtual, em português). É a tecnologia que estabelece a comunicação entre o seu dispositivo e a internet. 

Diferentemente das redes padrão, no entanto, a VPN estabelece uma comunicação segura a partir das criptografias dos dados comunicados.

Em resumo, a VPN gera um tipo de “túnel” encriptado para assegurar que a sua máquina consiga acessar a internet sem que o provedor seja capaz de registrar suas atividades.

 

Para que serve a VPN? Conheça 4 benefícios!

Em poucas palavras, para que sua navegação seja anônima e não rastreável. Contudo, é possível apontar vários benefícios. Veja quais são os principais a seguir:

1- Acesso a conteúdos de outros países

Já ficou com vontade de assistir a um filme que só existe na Netflix britânica, por exemplo? Com uma VPN, você consegue ter acesso a conteúdos de países diferentes, podendo inclusive ver obras em streamings estrangeiros. 

Isso acontece porque, a partir da VPN, você pode se conectar com servidores de outros países e, assim, alterar a sua localização virtual.

2- Criptografia protetora

Você tende a levar seus dispositivos para vários lugares? Então, provavelmente aproveita bem as redes públicas. Com uma VPN, suas atividades e dados ficam criptografados, ou seja, quem tentar invadi-los não conseguirá decifrar o código para visualizá-los.

3- Segurança na transferência de dados

Em tempos de home office, é cada vez mais comum que profissionais precisem acessar de casa documentos importantes na rede da empresa onde trabalham. 

Com os serviços de VPN, é possível se conectar a servidores privados com a proteção da criptografia, diminuindo de forma relevante os riscos de vazamento de informações.

4- Navegação sigilosa

Além de poder alterar sua localização real, os servidores de VPN também não armazenam suas atividades. Alguns provedores até registram o seu comportamento online, mas não são capazes de enviar as informações colhidas a outras empresas. 

Desse modo, você navega com mais privacidade e segurança.

 

Acha que ter uma VPN pode lhe ajudar no dia a dia, tanto de forma profissional quanto pessoal?

Lembre-se, se você quiser mais conteúdos informativos sobre tecnologia, cultura nerd, empreendedorismo e atualidades, fique de olho no blog da Coopersystem!

 

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2016/07/pexels-photo-24464-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
es_ES
en_US pt_BR es_ES