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UX e UI: quais as diferenças e como aplicar no seu negócio

O design é um ponto crucial para o marketing digital de qualquer negócio. Contudo, muitas pessoas ainda acham que existe apenas um tipo de design ou que ele pode ser pensado de forma leviana. Se você está nesse grupo, preste muita atenção neste texto.

Os conceitos de UX e UI design já estão no mercado há algum tempo e fazem muita diferença no sucesso de grandes marcas ao redor do mundo. Mesmo assim, muitos profissionais ainda desconhecem o que eles significam e por isso acabam perdendo oportunidades enormes.

No texto de hoje, nós iremos explicar o que significa cada um dos termos e quais são suas características para que você compreenda bem as diferenças e como utilizá-los. Além disso, falaremos sobre como aplicá-los no seu negócio.

Continue por aqui até o final para descobrir tudo. Boa leitura!

O que é o UX design?

UX significa User Experience (Experiência do Usuário). Como o próprio nome sugere, ele diz respeito ao que o usuário sente enquanto (ou depois que) utiliza um produto ou serviço digital oferecido pela sua empresa, como site, aplicativo, blog, etc.

Em poucas palavras, o UX deve ser aplicado para que a navegação seja agradável. Ele é de extrema importância para que você possa compreender como o usuário se relaciona com a sua marca ou com o seu serviço e produto. 

Como aplicar o UX design no seu negócio: 4 itens essenciais

Antes de apontar quais são os itens que não podem faltar ao aplicar e investir em UX, nós precisamos explicitar que conhecer o seu público-alvo é fundamental. Para isso, você pode criar uma persona ou fazer uma pesquisa bem detalhada para saber qual é o perfil completo de quem irá utilizar seus serviços ou produtos.

Agora, dê uma olhada nos 4 itens que precisam constar na aplicação do UX no seu negócio:

 

  • SEO: o SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas para otimizar e melhorar a experiência do usuário. Ele envolve a arquitetura da informação, palavras-chave em conteúdos relevantes, adaptabilidade, organização, etc.

 

 

  • Carregamento veloz: 53% dos usuários saem de um site se ele demorar mais de 3 segundos para carregar! Isso significa que você precisa investir muito em velocidade.

 

 

  • Visual Design: obviamente o visual do site é super importante para que o usuário se sinta confortável e acolhido. Por isso, pense sempre em harmonizar os elementos, assim como a psicologia das cores, o tamanho das fontes, a qualidade das imagens, entre outros pontos.

 

 

  • Design responsivo: o seu site deve poder ser acessado de qualquer dispositivo, pois muitas pessoas preferem usar o celular ou tablet em vez do computador. Portanto, certifique-se de adaptar o design para todas as telas possíveis.

O que é o UI design?

UI vem de User Interface (Interface do Usuário). A meta aqui é guiar o usuário pelo site (ou qualquer outro lugar digital) de uma forma inteligente e eficiente, para que a navegação dele gere bons frutos tanto a ele quanto à sua empresa.

Por exemplo, se você deseja que o usuário preencha um formulário, todos os elementos daquela página precisam fazer com que ele vá naturalmente até o objetivo. Por isso, o UI faz parte do UX, mesmo que eles tenham funções distintas. 

Como aplicar o UI design no seu negócio: 4 fatores cruciais

A seguir, nós iremos apresentar os 4 fatores necessários para que o UI design seja aplicado corretamente no seu negócio. Confira:

 

  • Textos e elementos tipográficos: aqui UX e UI estão de mãos dadas, pois você precisa saber da experiência do usuário para criar uma interface que contenha elementos tanto textuais quanto tipográficos que o atraiam para o caminho que você quiser.

 

 

  • Ícones: muitas pessoas focam apenas no visual e não no textual, por isso é necessário adicionar ícones estratégicos para cada função importante dentro da página. Assim, você consegue indicar e sinalizar informações aos usuários.

 

 

  • Cores: é preciso estudar as cores com cuidado e atenção, pois até mesmo combinações desagradáveis de tons podem afastar os usuários. 

 

 

  • Botões: garantir formas práticas e diretas de que os usuários interajam com a sua marca é essencial. Por isso, não esqueça de adicionar botões de ação em lugares estratégicos.

Viu como é possível aplicar o UX e UI design de uma forma colaborativa? Sem eles, o seu negócio perde muito! 

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