Comentarios

Tudo sobre Podcasts: como produzir e como monetizar

Muita gente não faz ideia de que os podcasts estão por aí há muito tempo. Afinal, no Brasil, só recentemente eles alcançaram a massa.

Isso ocorreu graças a youtubers e outros influenciadores que passaram a filmar as gravações dos podcasts, adicionando-as em seus respectivos canais. Para muitos, esse tipo de produto deveria ser chamado de “videocast” e não podcast, inclusive.

O formato “podcast raiz”, que funciona apenas através do áudio e em agregadores específicos, já existe há quase 20 anos. Temos grandes podcasts brasileiros que fazem sucesso e foram pioneiros, como o Nerdcast e o RapaduraCast, que atuam na área de entretenimento.

No texto de hoje, nós explicaremos melhor o que exatamente é um podcast, como produzi-lo e como monetizá-lo. Então, siga até o final e tenha uma boa leitura!

O que é um podcast? 

Um podcast é um programa de áudio que você pode baixar e ouvir, geralmente em parcelas episódicas. Eles geralmente são armazenados em seu computador ou dispositivo móvel e reproduzidos sob demanda por meio de um media player.

Os podcasts geralmente estão disponíveis como uma série de programas que têm o mesmo tema, apresentador e conteúdo, como um programa de TV ou um programa de rádio. 

Você pode se inscrever em podcasts para que novos episódios sejam baixados automaticamente, o que é ótimo se você estiver acompanhando a série de perto ou quiser ser notificado quando novos episódios forem lançados.

Há podcasts sobre quase tudo: de política a culinária e esportes, até histórias de crimes reais ou sermões de líderes religiosos.

O primeiro podcast brasileiro foi lançado em 2004, o Digital Minds, do podcaster Danilo Medeiros.

Como produzir um podcast?

Existem alguns passos fundamentais para você produzir um podcast, seja para sua empresa ou para algo mais pessoal. Confira:

 

  • Planejamento: antes de tudo, é essencial fazer um bom planejamento para não se enrolar no futuro. Pense em um tema sobre o qual você entenda e goste de falar (não vá somente pelo que está em alta); avalie bem quem você deseja que seja seu público; faça o cronograma de publicação e periodicidade; crie uma conta nas redes sociais e uma boa identidade visual original.
  • Gravação: existem muitas formas de gravar um podcast. Primeiramente, tenha um bom microfone. Depois, você pode escolher entre Skype, Zoom, Audacity, entre outros aplicativos próprios para gravação de áudio.
  • Edição: se você é iniciante e não tem muita grana para investir em uma edição terceirizada ou um app pago, pode usar o Audacity. Ele é de fácil uso, possui versão em português e é gratuito. Com ele, você consegue recortar o áudio, inserir faixas, adicionar efeitos, entre outras coisas.
  • Publicação: para que seu podcast seja ouvido em agregadores de podcasts, você deve ter um feed RSS. Entre os locais para hospedar, você tem o Spotify, Soundcloud, Podcast Addict, e hoje em dia, muitas pessoas decidem fazer a publicação no Youtube. 

 

Como monetizar um podcast?

O sonho de muitos podcasters é conseguir ganhar dinheiro com seu podcast. Isso é possível, apesar de não ser tão fácil quanto foi antes, graças à quantidade de podcasts existentes nos dias de hoje.

Entre as principais formas de monetizar um podcast, estão:

  • Anúncios e patrocínios: você pode vender espaço para patrocinadores, anunciando os produtos ou serviços antes, durante ou ao fim do episódio de seu podcast. Além disso, você pode conseguir parte dos valores das compras do que está sendo anunciado, a partir de um link postado em suas notas do programa que direciona os ouvintes para o site da empresa.
  • Patreon: é um serviço online que permite que as pessoas façam doações mensais para seus podcasts e/ou podcasters favoritos. Ele fornece ferramentas de negócios para os criadores executarem um serviço de conteúdo por assinatura, com maneiras de os artistas construírem relacionamentos e fornecerem experiências exclusivas aos seus assinantes, ou “patronos”.
  • Youtube: é uma das melhores maneiras de monetizar podcasts. Muitas pessoas o usam como plataforma para hospedar e monetizar seus podcasts. Você pode simplesmente enviar seu vídeo no YouTube, adicionar algumas anotações e vinculá-lo na descrição do seu episódio de podcast.
  • Vendas de produtos próprios: seu podcast tem um bom número de ouvintes, mas você ainda não o monetiza? Então, que tal vender produtos relacionados ao seu podcast? Pode ser camisa, moletom, boné, entre outros. 

 

E aí, depois de ler sobre esse assunto, você ainda tem vontade de produzir um podcast? Vá em frente!

Lembre-se, se você quiser mais conteúdos informativos sobre tecnologia, cultura nerd, empreendedorismo e atualidades, fique de olho no blog da Coopersystem!

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2016/07/pexels-photo-24464-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
es_ES
en_US pt_BR es_ES