Investir em UX (de maneira clara, experiência do usuário – user experience) hoje pode ser essencial. Ele é responsável por deixar o site/app o mais claro possível para o usuário final, facilitando o entendimento. Em grande parte dos casos, a UX facilita até a venda de certos produtos, onde o usuário consegue sozinho realizar o processo de compra de maneira ágil. Desta forma, é indispensável que você entenda todos os motivos da sua empresa investir em UX e como utilizar a experiência do usuário a favor do seu negócio.
Prossiga com a leitura do nosso conteúdo de hoje e saiba mais! Boa leitura.
Entenda UX
Como você viu acima, a UX é a forma de navegação do usuário que garante que ele tenha, como o próprio nome diz, uma experiência positiva.
Ela abrange, de maneira completa, desde a disposição dos elementos, como home, menu e botões, até as necessidades principais do usuário, como os elementos de usabilidade, o tempo de carregamento em cada uma das páginas (que interfere muito em quanto tempo o usuário pode passar em um site), as informações importantes para o usuário na página, entre outros pontos.
De forma mais específica, uma boa UX pode envolver até mesmo a percepção física, como no caso de um e-commerce onde o usuário pode tirar suas dúvidas através de uma central, como é realizado o pós venda do produto, o tempo de entrega que o site leva, etc.
Ou seja, a UX está diretamente ligada a como o usuário vai entender a sua empresa, em como ele vai adquirir um produto/serviço de forma online e a maneira dele de se envolver com a sua marca. Alguns estudos já comprovaram que cerca de 88% dos clientes online estão menos abertos a retornar a um site quando ele proporciona uma experiência ruim. Ou seja, é fundamental pensar na experiência positiva que você quer proporcionar.
Investir em UX: quais são as vantagens?
Dito tudo isso, é importante entender – além do que já foi citado – as vantagens da sua empresa de investir em UX. Separamos alguns dos principais pontos que você deve levar em consideração, sendo eles:
Aumento das vendas
O primeiro ponto indispensável e que você deve levar em consideração é o aumento das vendas. Quando o usuário consegue utilizar todo o site da maneira que ele foi desenvolvido, sem dúvidas ou incômodos, as chances de que sua empresa consiga vender para esse usuário são muito maiores.
Por exemplo: se uma pessoa está interessada em comprar um eletrodoméstico em uma loja, e precisa realizar muitos passos até chegar ao carrinho e realizar o pagamento, ele pode desistir antes de concluir o processo, uma vez que a pessoa busca comprar pela internet pela facilidade.
Desta forma, garantir que usuário consiga utilizar o site de maneira intuitiva, além de ser bem visto, pode melhorar a relação cliente-marca e, claro, as vendas.
Satisfação do seu cliente
Outro ponto que deve ser levado em consideração e que pode fazer a diferença é a satisfação do seu cliente em relação ao seu produto/serviço.
Promover uma experiência positiva, bem sucedida, simples e clara pode aumentar consideravelmente as chances do usuário retornar ao site e/ou até mesmo fazer indicações (o que é muito positivo no mundo dos negócios).
Mais assertividade
Quando falamos sobre UX, estamos nos referindo em satisfazer claramente as necessidades de forma fluída. Quando isso acontece, garantimos mais assertividade em tudo o que foi desenvolvido no site/app. É importante já que garante o mínimo de refazimento, o que economiza também tempo e dinheiro.
Estes são apenas alguns dos pontos principais que devem ser analisados. Ainda existem vários outros que podem proporcionar muito mais lucro para a sua empresa. Para saber mais, converse com os especialistas da Coopersystem e tire suas dúvidas.
Contamos com profissionais experientes em UX que podem garantir o site/app ideal para a sua empresa! Entre em contato e saiba mais. E se você deseja ler outros conteúdos relevantes como este, continue acompanhando o nosso blog. Até o próximo conteúdo.