Comentarios

Metodologia ágil: como usá-la a favor do seu negócio

A gente começa este texto perguntando: quem tem tempo sobrando atualmente? A nossa rotina é tão acelerada, que até estranhamos quando temos algum tempo de sobra, tranquilo, para descansar ou simplesmente não fazer nada.

Dentro das empresas, isso não é nada diferente. O volume excessivo de demandas, as exigências do mercado, a busca eterna pelo cliente, a dificuldade que é manter uma empresa funcionando fora do vermelho, tudo isso são desafios que todo empreendedor enfrenta no seu dia a dia.

Em muitas empresas, os processos estabelecidos já não dão conta da velocidade das coisas que acontecem do lado de fora do escritório. As mudanças, inovações e tecnologias se transformam de forma tão rápida e avassaladora que um piscar de olhos, uma pequena distração podem ser o suficientes para levar sua empresa à obsolescência ou até mesmo à falência.

Se você também sente que os processos internos são muito demorados, burocráticos e dificultam a inovação e crescimento do seu negócio, continue lendo este texto, porque existe solução para isso.

O que é metodologia ágil?

As metodologias ágeis são estratégias criadas para desenvolvimento de projetos, com objetivo de trazer melhorias para as empresas, com foco na redução de burocracias e valorização dos processos.

Existem vários métodos ágeis que podem ser aplicados pelas empresas, todos com empenho de conduzir o projeto de uma forma mais dinâmica, ágil e efetiva. É o fim daqueles projetos de um milhão de etapas, com longuíssimos prazos, sem monitoramento e que acabavam morrendo antes do 4º passo.

A burocracia, processos engessados e contratos extensos saem de cena e dão lugar a uma modalidade focada no processo, nas entregas regulares e na efetividade dos procedimentos, com medição e análise dos resultados.

Quais as vantagens das metodologias ágeis?

As metodologias ágeis, independente da escolhida, oferecem diversos benefícios às empresas, como você pode conferir na lista abaixo:

1. Progressão rápida do projeto

O termo “ágil” no nome não é à toa. Essas metodologias têm como objetivo o desenvolvimento rápido do projeto, de forma a evitar que ele fique engavetado. A agilidade nesses processos deve-se justamente ao enfoque na efetividade e nas pequenas entregas, fazendo com que o projeto evolua constantemente.

As etapas são previamente estabelecidas, de forma exequível e clara para que todos compreendam o que está sendo exigido em cada momento.

2. Cronograma e custos previsíveis

Outra vantagem é que a metodologia ágil começa com o processo de elaboração dos custos e cronograma, desde a primeira etapa. Assim, não corremos o risco de chegar em algum momento e percebermos que a proposta é inviável e termos que jogar todo empenho e recurso investido no lixo.

3. Possibilidade de integrar o cliente no processo, desde o início

Essas metodologias contam com a criação da solução em grupo, de forma que até o próprio cliente pode participar de todo o processo, entendendo e concordando com as decisões tomadas, dando a ele, inclusive, uma sensação de dono daquele projeto, uma vez que ele também participou de sua criação.

4. Redução de riscos

Com a participação ativa do cliente em todas as etapas, as chances de reprovação ou desalinhamento com o briefing são mitigadas. Além disso, o método ágil conta com cronograma de pequenas entregas, de forma que um erro ou desalinhamento podem ser corrigidos logo no início. Desta forma, evitamos que todo o projeto seja menosprezado pelo  cliente, como acontece quando se entrega apenas o projeto já pronto e montado.

Você conhece alguma metodologia ágil? Caso a resposta seja negativa, nós trouxemos algumas das mais famosas para que você possa explorar.

  1. Scrum
  2. Feature Driven Development (FDD)
  3. Kanban
  4. SMART

Esperamos que tenha entendido melhor sobre a importância da metodologia ágil para a elaboração e execução de projetos de sucesso. Continue acompanhando o blog da CooperSystem para novos conteúdos!

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2021/12/jason-goodman-vbxyFxlgpjM-unsplash-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
es_ES
en_US pt_BR es_ES