Comentarios

Como recuperar dados e arquivos perdidos de qualquer dispositivo?

Com a onda de facilidades que a tecnologia oferece, vem também outra onda que, vez ou outra, faz a gente passar por um susto daqueles. Um exemplo clássico de ‘’mini saída do corpo’’ que vários adeptos já passaram foi a perda de importantes arquivos em um computador, celular ou seja qual dispositivo for.

Prevenir é sempre o melhor caminho. Fazer cópias, ter um backup ou armazenar esses dados em um local seguro e nas nuvens deve fazer parte da lista de hábitos digitais rotineiros. Mas, caso ocorra um acidente ou uma perda venha se tornar realidade, existem alguns caminhos que podem ser seguidos em busca dessa recuperação.

Um ponto importante é verificar se você está logado no dispositivo em um perfil temporário. Em alguns momentos pode aparecer que seus documentos estão ocultos, sendo mentira. Seus arquivos devem estar ainda no disco rígido (no caso do acesso ser via PC), mas em um perfil temporário os mesmos não são apresentados.

Começando pelo básico

Geralmente, a exclusão desse arquivo ocorre de forma ‘’acidental’’. O que pode acontecer durante um comando ou outro, levando o itens para a lixeira do dispositivo. Nessa pasta, basta acessar e recorrer ao comando de ‘’restaurar arquivo’’. É importante ressaltar que, em alguns casos, existe um tempo limite, onde o próprio dispositivo faz a exclusão automática, esvaziando a pasta e deletando todos os documentos de forma permanente.

Quando o básico não é o suficiente…

Foi na lixeira e não conseguiu encontrar o arquivo desejado? Então vamos de algo mais específico como um software criado com a ideia de recuperar dados que foram excluídos. Um exemplo é o AnyRecover, da iMyFone. Segundo informações, esse sistema consegue fazer a recuperação:

  1. de lixeira que foi esvaziada ou arquivos deletados permanentemente;
  2. dispositivos que foram formatados;
  3. discos rígidos danificados;
  4. partições do sistema que foram perdidas;
  5. computadores que não ligam mais.

O serviço está disponível no site oficial da empresa AnyRecover (tanto para Windows como para macOS) e existe a possibilidade de experimentar o produto gratuitamente antes de adquirir a licença.

Uma outra alternativa (dependendo do nível de importância dos dados perdidos) é contratar uma empresa especializada em recuperação de dados.

Vale recomendar que assim que perceber algum incomum, faça a recuperação ou tome alguma providência o quanto antes. Nesses casos, o tempo pode ser decisivo com relação ao sucesso ou fracasso da missão.

Já passou por alguma situação ou perrengue com perda de dados importantes? Conte pra gente 😉

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2021/08/benjamin-dada-BLxjjscm7ho-unsplash.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
es_ES
en_US pt_BR es_ES