Comentarios

Como organizar seu home office utilizando a metodologia 5’s

Quando falamos de home office, muitas pessoas pensam que é muito fácil trabalhar de casa ou que é um período similar à férias ou folga. Porém isso não é verdade, trabalhar em casa exige muito mais disciplina e organização do que trabalhar no escritório. Afinal, não é porque o trabalho é em casa que vamos estar de qualquer jeito. 

Por isso, hoje preparamos uma dica incrível para você organizar seu dia a dia de trabalho em casa, a Metodologia 5S, quer saber mais? Confira: 

O que é a Metodologia 5S? 

A Metodologia 5s é um programa de gestão de qualidade empresarial. Ele foi desenvolvido no Japão, mas já começa a ganhar diversos praticantes pelo mundo afora, inclusive no Brasil. O interessante é que além de ajudar na produtividade, a metodologia também auxilia no bem estar dos colaboradores de uma empresa. 

Essa metodologia visa aspectos como padronização, organização, disciplina e limpeza e tem como objetivo proporcionar um ambiente de trabalho estruturado, confortável e saudável. Dessa forma, os colaboradores se sentem ainda mais motivados para desenvolver um melhor trabalho. 

O que significa os 5S?

O 5S faz referência a cinco palavras japonesas que começam com S e são elas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Respectivamente, elas têm o seguinte significado: 

  1.  Senso de Utilização: Estimula o corte de tudo que não é necessário, como o descarte do que não serve mais ou supressão de processos repetitivos e burocráticos;
    2. Senso de Organização: Reforça a importância de que tudo esteja em seu devido lugar para que o dia a dia de trabalho seja realmente produtivo, sem gargalos ou interrupções.
    3. Senso de Limpeza:  Passa a ideia de que ordem, limpeza e manutenção de espaços devem ser responsabilidade de todos, não apenas dos profissionais de serviços gerais;
    4. Senso de Padronização: Visa simplificar o cotidiano e estabelecer sistemas ágeis de tarefas em fluxo contínuo;
    5. Senso de Disciplina: Destaca a importância de tornar a disciplina um padrão, um estilo de vida. Além disso, fala também sobre a relevância de investir ações para manter o que foi proposto pelas quatro demais premissas, por meio de avaliações periódicas, treinamentos e foco na melhoria contínua.. 

Como aplicar o programa 5S no seu home office? 

Qualquer pessoa, que trabalhe em qualquer segmento pode aderir ao programa. Até porque ele é muito fácil e pode ser adaptado a nossa vida pessoal e profissional. Vamos conhecer cada uma das 5 práticas? Mas lembre-se que além de entender é preciso praticá-las. E para assegurar o sucesso dessa aplicação no seu home office, confira o passo a passo que preparamos para você: 

  • Avalie o seu ambiente de trabalho e decida o que é realmente útil para o desenvolvimento dele. O que não for, ire de vista; 
  • Organize seus materiais de trabalho que ficaram, de acordo com a frequência que você utiliza; 
  • Trabalhe em um ambiente limpo. Limpe cuidadosamente a sua mesa e materiais de trabalho; 
  • Mantenha um padrão de organização;
  • Torne do processo um hábito, afinal, nós somos aquilo que fazemos repetidamente. 

Trabalhar de forma organizada é um excelente começo para aumentar a sua produtividade.

Aplique a metodologia 5s para organizar o seu home office e ter mais resultados no seu dia a dia de trabalho.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopernew.mobilizze.com/wp-content/uploads/2021/01/1611774937_Comoorganizarseuhomeofficeutilizandoametodologia5s.png);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}
es_ES