Comentarios

3 Erros de TI que podem prejudicar a escalabilidade do seu negócio

Ter bases bem definidas na sua empresa é essencial para a caminhada do time dentro do processo. E a gestão de TI tem um papel importante nesse movimento, oferecendo a possibilidade de conectar todos os envolvidos em suas respectivas áreas e atividades.

E quando essa área comete determinados erros, toda a estrutura empresarial pode ser afetada em diversos níveis de gravidade. Erros esses que podem prejudicar o processo de escalabilidade do negócio, atrasando e abrindo perigosas brechas.

Continue a ler esse conteúdo que contaremos quais são os principais erros de TI que podem desestabilizar uma empresa como um todo.

Antes, o que é escalabilidade no negócio? 

Esse termo no meio mercadológico é a capacidade que a empresa tem de reagir e atender uma nova realidade, sem necessariamente apontar nenhum problema operacional ou de gestão.

Seguindo essa ideia, podemos apontar dois aspectos importantes da escalabilidade: horizontal (out) ou vertical (up).

  • Escalabilidade horizontal (out): modelo onde as empresas têm como principal meta se tornarem referências absolutas em seus segmentos. Nessa opção o objetivo é abranger o máximo possível, para se tornar um dos líderes do mercado.
  • Escalabilidade vertical (up): modelo que trata de empresas que querem crescer, mas dentro do seu segmento.

Exemplo de Erros de TI que podem prejudicar esse processo de escalabilidade

Não ter uma sólida política de segurança

É de grande importância para a saúde e manutenção da empresa que seja apresentada uma política firme de segurança, principalmente se tratando de dados e acessos no meio online.

Os impactos para um local que não possui uma política sólida são gigantes, desde perda de informações importantes, passando por vazamento de dados dos usuários até o fim das atividades realizadas.

Não apostar em estratégias de TI

Todas as ações de Tecnologia da Informação devem fazer parte de um planejamento estratégico. Com elas é possível mapear forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, além de pensar em custos, retorno do investimento e outras questões. É essencial ter um norte e aplicar ações que façam sentido para esse caminho escolhido pela empresa.

Sem planejamento fica mais fácil o surgimento de falhas no fluxo de trabalho, perdas de oportunidades, gastos desnecessários e entre outras pedras no sapato.

Falta de incentivo do time de TI

Um dos pontos que saltam quando o assunto é erro que atrasa a escalabilidade do negócio é não visualizar o time como um dos pilares da empresa. E quando falamos de um time de colaboradores que trabalham diretamente com tecnologia, ressaltamos a necessidade de atualização desses colaboradores.

Toda empresa precisa incentivar seus profissionais a buscarem novidades da sua área e a entregar resultados que façam bem para eles também.

O recurso humano de uma empresa deve ser visto com atenção e receber o devido reconhecimento e valorização. 

Mudar para melhorar

Agora que você entendeu esses erros, é essencial que as mudanças sejam realizadas dentro da sua empresa para que os resultados desejados possam ser alcançados. Aposte na escalabilidade do seu negócio e torne a gestão de TI uma aliada nesse processo.

Esse conteúdo foi importante para você? Conte para gente o que achou desse tema.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2021/09/annie-spratt-sggw4-qDD54-unsplash.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
es_ES
en_US pt_BR es_ES