Uma das maiores dúvidas de quem deseja comprar um computador é sobre qual Sistema Operacional-SO é o melhor para suas atividades diárias, sejam elas pessoais ou profissionais. Afinal, não é uma decisão tão simples quanto parece. Não é só escolher a marca mais famosa, mas sim aquela que oferece as maiores vantagens para suas necessidades específicas. Acredite, existem muitas diferenças!
É por isso que no texto de hoje nós iremos falar dos três principais sistemas operacionais disponíveis no mercado. Você saberá o que diferencia cada um deles e quais são suas vantagens e desvantagens. Então, continue com a gente até o final para descobrir tudo!
Windows: características
Você já deve saber que o Microsoft Windows é o sistema operacional mais usado no mundo. Em muitos casos, ele já vem instalado nos computadores diretamente da fábrica. Contudo, isso não significa que ele seja o melhor para você. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre ele.
A primeira versão do Windows foi lançada em 1985. Até o presente momento, ele possui 13 atualizações diferentes, sendo que a mais recente é o Windows 11.
É possível encontrar versões variadas do programa, que têm finalidades diferentes para os diversos públicos. As versões Enterprise e Professional, por exemplo, são indicadas para empresas. Já a Home é melhor para dispositivos domésticos.
Se ele não vier instalado no seu computador, será necessária uma licença comercial para usá-lo. Você pode consegui-la através de revenda autorizada ou pelo site oficial da Microsoft.
Windows: vantagens e desvantagens
Entre as vantagens está a facilidade de utilização, ou seja, uma grande parte de usuários com idades e background diferentes podem aprender a usar sem quebrar a cabeça. Além disso, existem várias opções de aplicativos disponíveis.
Outra grande vantagem é que o Windows pode ser configurado em dispositivos de fabricantes diferentes, e costuma ser compatível com muitos hardwares periféricos.
Com relação às desvantagens, podemos dizer que existem duas maiores: a segurança, que pode falhar em alguns pontos, e a parte gráfica, que está entre os níveis intermediário e avançado.
Linux: características
O Linux foi lançado oficialmente em 1991. Ele possui um código fonte com licença GPL, o que permite que qualquer usuário possa fazer seu download e customização da forma que quiser.
Apesar de não ser um sistema operacional tão conhecido quanto os outros, ele é muito bem estabelecido. Além disso, por ser um tipo de plataforma aberta, ele é muito usado por programadores, desenvolvedores e outros profissionais, para servir como base de SO’s customizados.
Para você ter ideia, o próprio Google já utilizou o Linux para estruturar os seus sistemas operacionais, desde servidores em nuvem até o Android.
Linux: vantagens e desvantagens
Certamente, a principal vantagem do Linux é o fato de ser um sistema operacional gratuito e aberto. Se você gosta de personalizar e precisa de um ambiente que tenha características específicas, então pode aproveitá-lo bem.
Sobre as desvantagens, podemos afirmar que ele não é a melhor opção para usuários domésticos, pois não tem uma boa gama de recursos e aplicativos. Para esse tipo de usuário, ele serve mais para navegar na internet ou editar algum texto. Além disso, ele não costuma aceitar hardwares periféricos tão bem.
macOS: características
O macOS tem sua origem em 1984, e naquela época era chamado de System. Ele foi o primeiro sistema operacional a usar ícones! Além disso, possui o peso de ser da Apple, que só produz dispositivos de alto nível.
A versão mais recente é a macOS Monterey 12.2 e é possível realizar a atualização pelo próprio site da Apple. O update também pode ser feito em dispositivos que tenham o OS X Mountain Lion 10.8 ou outras versões superiores.
macOS: vantagens e desvantagens
A vantagem mais óbvia é a sua interface que é bem simples, o que o faz uma boa escolha para usuários inexperientes. O macOS também é conhecido por conseguir executar muito bem os softwares gráficos, como o Photoshop. Se você é designer, pode achá-lo uma excelente opção.
Sobre as desvantagens, é importante destacar que o macOS só consegue rodar em dispositivos da Apple. Outro ponto negativo é que, assim como o Linux, ele também não aceita hardwares periféricos da melhor maneira.
Apesar dessas desvantagens, o aspecto mais desagradável do macOS para os usuários é o preço salgado dos computadores da Apple no Brasil.
Qual dos sistemas operacionais acima mais chamou a sua atenção? Quais deles você já teve? Conte tudo e fique ligado no nosso site para mais conteúdos!
Muito bom o conteudo!!!