Um chatbot é um software que se comporta como uma espécie de um robô inteligente que interage com as pessoas através dos aplicativos, das redes sociais e também através de algumas ferramentas.
É uma tecnologia que está em constante expansão e, por isso, é fundamental entender os pontos fortes e as vantagens de optar por ela para utilizar no seu negócio.
Ao longo do conteúdo vamos deixar claro todos esses pontos. Prossiga com a leitura e saiba mais.
O que é o chatbot?
Você já enviou uma mensagem para a empresa e foi respondido de forma automática? É este o principal papel do chatbot.
Ele deriva da palavra chatterbot (chatter – falador e bot-robô), que tem como principal desafio responder às perguntas dos clientes/possíveis clientes da empresa de maneira natural, simulando que é a empresa que está respondendo para a outra pessoa e não apenas um programa de computador.
E quais as vantagens de optar pelos chatbots?
As vantagens são diversas, sendo elas:
Atendimento ininterrupto
Uma das vantagens mais conhecidas é a do atendimento ininterrupto para os clientes.
Ter um atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana pode ser uma excelente estratégia, já que deixa o cliente muito mais próximo da empresa.
Personalização da comunicação
Outra grande vantagem é que a comunicação pode ser personalizada para a empresa com a linguagem que o negócio deseja passar para o público, de maneira mais específica e de forma que envolva o cliente.
Abordagem proativa
Os chatbots podem ser programados para abordar os consumidores de uma forma muito proativa. Por exemplo, uma grande rede de supermercados pode, além de responder às dúvidas do cliente, indicar aos consumidores alguns produtos em promoção, produtos mais vendidos, entre outros pontos.
Fidelizar o cliente
Quando um cliente é mal atendido as chances dele migrar para o concorrente são muito altas, afinal ninguém gosta de um atendimento falho, demorado e ruim. Sendo assim, um chatbot pode fornecer um atendimento cordial e em tempo real sem fazer com que os consumidores esperem muito tempo, o que aumenta, visivelmente, as chances de fidelização.
Fortalecer a marca no pós-venda
O pós-venda também é uma etapa importante do processo de vendas e deve ser levado em consideração pela empresa.
Com o chatbot é possível garantir uma boa comunicação de pós-venda, coletando insights sobre a experiência de compra do cliente, recebendo feedbacks, etc.
Processos automatizados
Por último, mas não menos importante, a automatização dos processos pode fazer a diferença no seu negócio, diminuindo o tempo gasto com SAC, facilitando a gestão dos comentários e diminuindo os custos operacionais.
E estas são apenas algumas das principais vantagens. Ou seja, entendendo essa realidade é possível utilizar os chatbots para a sua empresa tornando os consumidores fiéis e propagando sua marca.
Para desenvolver um chatbot conte com profissionais qualificados e que entendem do seu negócio. Entre em contato com a Coopersystem e saiba como podemos te ajudar a desenvolver o melhor chatbot para a sua empresa. Até o próximo conteúdo.