A informação é parte fundamental para o bom andamento de uma empresa. Mas para que essa informação seja eficaz e traga bons retornos, é importante que ela seja administrada de maneira adequada e que extraia todo o potencial necessário. E é neste ponto que o portal corporativo entra em cena.
Ele serve não apenas para reunir os dados enviados por colaboradores, como também é uma maneira de ajudar diretores, executivos e líderes a desenvolver estratégias que possam aumentar os lucros da empresa.
Para entender mais os benefícios e saber, de uma vez por todas, o motivo de investir em um portal corporativo, prossiga com a leitura do nosso conteúdo de hoje.
Boa leitura!
O que é um portal corporativo?
O portal corporativo nada mais é que uma página voltada para os colaboradores da sua equipe para fornecer informações importantes e úteis para gerir o trabalho dentro da empresa. Pode organizar uma série de funções, como os principais eventos internos, resultados de destaque conquistados pelo time, informações sobre os negócios, ações planejadas pela equipe, entre outras.
O acesso ao portal pode ser realizado somente por rede interna (conhecido como intranet) ou com acesso externo, hospedado em um ambiente seguro (conhecido como extranet).
De modo geral, ele serve para agilizar o trabalho do seu time e torná-lo ainda mais produtivo, para que acompanhem todos juntos como está o andamento do negócio.
Motivos para investir em um portal corporativo
Agora que você já sabe o que é, veja alguns dos principais benefícios de investir nesse tipo de portal:
Aumentar (e armazenar) o conhecimento da equipe
Gerir o conhecimento acumulado pelos seus colaboradores pode não ser uma tarefa muito simples. Em alguns casos o volume de informações é tamanho que pode ser facilmente perdido.
Sendo assim, portal corporativo pode ajudar a impedir que isso aconteça. Nele é possível armazenar inclusive o trabalho individual de cada um dos colaboradores, permitindo o gerenciamento das informações de maneira mais prática e acessível à equipe.
Disseminação da cultura institucional
Quando são implementados, os portais deixam de ser apenas instrumentos de distribuição de informação e passam a ser ferramentas de gerenciamento que possibilitam, também, a disseminação da cultura institucional, deixando claro para todos os colaboradores os objetivos, valores, missão e visão da empresa.
Inteligência de negócios
Quando sua empresa investe em um portal corporativo, ela pode utilizar os dados obtidos pela equipe para criar informações direcionadas à tomada de decisões, facilitando a satisfação do cliente e maximizando os resultados da empresa.
Facilita a comunicação com os colaboradores
Ter um portal corporativo mostra que a empresa valoriza os colaboradores, já que abre espaço para que façam sugestão de melhorias e coloquem em prática boas ideias para a empresa como um todo.
Além do mais, as informações disponibilizadas permitem que a empresa desenvolva estratégias para melhorar a experiência dos colaboradores, tornando-os bem mais satisfeitos com o trabalho e produtivos para o time.
Essas são apenas algumas das vantagens. Para saber todas, você pode entrar em contato com o nosso time e descobrir tudo o que ele pode proporcionar para a sua empresa. Aqui na Coopersystem nós já desenvolvemos diversos portais corporativos. Entre em contato e saiba mais!
E para ler outros materiais informativos, continue acompanhando o nosso Blog. Até o próximo conteúdo!