Blog categories

Comments

O que viralizou em 2021?

Em 2020, as coisas que mais viralizaram estavam relacionadas ao trabalho remoto e a formas de distração das pessoas que fizeram quarentena. Já em 2021, apesar da quarentena ainda existir, muitos já voltaram a trabalhar e a viajar. Mesmo assim, a pandemia não acabou e isso continua tendo algum reflexo nas tendências deste ano.

No texto de hoje, nós iremos explorar o que viralizou em 2021 no contexto tecnológico. Quais foram os sites mais acessados? Alguma nova tecnologia mudou a vida das pessoas? Algum problema deu dor de cabeça? Confira tudo a seguir!

Sites que viralizaram em 2021

Dados levantados pela empresa Cloudflare mostram que o TikTok levou a medalha de ouro nesta categoria! Além de ser o site mais acessado, ele também foi o aplicativo mais baixado e mais lucrativo. Sim, até o Google foi desbancado por ele!

Veja a seguir o top 10 de sites que viralizaram em 2021:

  1. TikTok.com
  2. Google.com
  3. Facebook.com
  4. Microsoft.com
  5. Apple.com
  6. Amazon.com
  7. Netflix.com
  8. YouTube.com
  9. Twitter.com
  10. WhatsApp.com

Como se pode notar, além das redes sociais e mecanismos de busca, os serviços de streaming também foram bem populares em 2021, assim como têm sido nos últimos anos. 

Problemas tecnológicos que causaram rebuliço em 2021

Infelizmente, 2021 também foi marcado por alguns eventos que viralizaram negativamente pelas mídias sociais. 

Logo de primeira, podemos lembrar do “apagão das redes”. No dia 4 de outubro, todas as redes sociais de Mark Zuckerberg caíram de repente e ficaram sem funcionar por mais de seis horas! O Whatsapp, o Instagram e o Facebook deixaram cerca de 45 países na mão. 

De acordo com a empresa, o problema foi causado por uma interrupção no tráfego de rede. Outras pessoas acham que foi armação para esconder as investigações feitas sobre os problemas do Instagram. Independente do que tenha acontecido, fato é que muitas pessoas foram prejudicadas pelo apagão, e algumas chegaram a perder bastante dinheiro.

Outro ponto que deu dor de cabeça para muitas pessoas, especialmente empresários, foi a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), que apesar de ter entrado em vigor no ano passado, somente foi validada em agosto de 2021. 

No geral, a LGPD é positiva. Afinal, este ano o país sofreu com mega vazamentos de dados e invasões a diversas instituições, inclusive ao próprio Ministério da Saúde.

Contudo, muitos empresários que utilizam os dados de usuários encontraram problemas com a lei e agora precisam se adaptar à nova realidade. Afinal, quem descumpri-la poderá pagar multas altas, ter suas atividades suspensas, receber advertências e outras punições. 

Tecnologias que impactaram 2021

Algumas tecnologias foram parte essencial da vida das pessoas em 2021. Como primeiro exemplo, podemos citar que a Microsoft atualizou seu sistema operacional para o Windows 11. Essa atualização colocou o usuário no controle e permitiu a instalação de aplicativos Android para a utilização direta no computador.

Os robôs também foram sucesso em 2021. Alguns já eram conhecidos e ganharam atualizações significativas, enquanto outros foram criados para impressionar (e assustar) muita gente. Por exemplo, a famosa robô Sophia decidiu virar artista, e um dos cachorros robôs da Boston Dynamics passou a urinar cerveja em copos… Pois é! Além disso, o robô Ameca deixou algumas pessoas preocupadas ao demonstrar expressões faciais bem humanas. 

No entanto, a estrela tecnológica de 2021 foi certamente o PIX. Apesar de ter sido lançado no final de 2020, foi apenas em 2021 que ele ganhou força e passou a ser amado pelos brasileiros. Afinal, basta digitar uma chave, colocar o valor desejado e pronto, seu dinheiro é transferido ou recebido! Ninguém paga taxa ou precisa esperar um horário certo para mandar um PIX. A praticidade e gratuidade fizeram essa ferramenta cair nas graças das pessoas.

E aí, o que você acha que vai deixar saudade? Quais das tecnologias de 2021 você vai levar adiante? Acessou alguns dos sites que viralizaram? Conte tudo nos comentários e tenha um feliz ano novo!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2022/02/stephen-dawson-qwtCeJ5cLYs-unsplash.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
en_US
es_ES pt_BR en_US