Blog categories

Comments

Lista: Lançamentos e novidades da tecnologia em junho

Junho pode ter passado rápido para algumas pessoas e devagar para outras, mas ninguém pode negar que o mês trouxe uma série de notícias interessantes para o mundo da tecnologia.

O Google, assim como outras grandes empresas tecnológicas, aprontou várias coisas. É possível dizer que junho trouxe novidades práticas e curiosas. Além disso, alguns geeks finalmente receberam lançamentos que estavam esperando há um bom tempo.

Quer conferir tudo? Então, é só ficar por aqui até o final e aproveitar nossa lista com os principais lançamentos e novidades tecnológicas de junho!

 

  • Positivo lança Smart Fechadura

 

A Positivo Tecnologia anunciou, no início do mês, o lançamento de seu mais novo produto, a Smart Fechadura, um mecanismo construído a partir do conceito de Internet das Coisas (IoT). A proposta é evoluir a experiência de controle do acesso a áreas residenciais e empresariais. Sabe quando você está com a cabeça muito cheia e esquece a chave? A Smart Fechadura promete eliminar essa situação. 

O dispositivo é compatível com a maioria das portas encontradas em construções residenciais e comerciais no Brasil. Um dos pontos mais fortes é que a Smart Fechadura é capaz de ser controlada por qualquer smartphone. Em poucas palavras, você abre a porta sem precisar de chave, buraco ou outro mecanismo além da aproximação do celular.

 

  • Google Maps disponibiliza nova funcionalidade

 

O Google Maps lançou uma nova funcionalidade que irá facilitar muito as atividades ao ar livre de seus usuários. Basicamente, ela possibilita a visualização da qualidade do ar, não apenas em sua área, mas também em outras localizações que desejar acessar.

Essa tecnologia é conhecida por AQI (Air Quality Index) e já está disponível em dispositivos com Android e iOS que tenham o Google Maps instalado e atualizado. Infelizmente, os dados do Brasil ainda não foram adicionados, mas as previsões são de que eles apareçam na plataforma em breve.

Além de mostrar a qualidade do ar, o recurso também apresenta algumas recomendações de atividades ao ar livre para aquela área. 

Se você quiser verificar o AQI, é só acessar o ícone de camadas do aplicativo e clicar no item “qualidade do ar”. Ao selecioná-lo, o app diminui o zoom de forma automática para lhe apresentar uma visão global da qualidade do ar. Por isso, é preciso ampliar o zoom novamente para ver o AQI em uma área específica. 

  • Sony estreia a nova PS Plus no Brasil

Atenção, gamers e fãs de Playstation! A Sony finalmente lançou a nova PS Plus no Brasil. Essa atualização traz novas opções de assinatura, com três planos disponíveis para compra no nosso país.

A nova PS Plus fornece em torno de 700 jogos, que podem sofrer alterações de acordo com a região, para os assinantes. Além disso, os usuários também podem acessar games clássicos da Playstation, desde sua primeira versão até a terceira, assim como o PSP. 

 

  • Google afasta funcionário por acreditar na consciência de IA

 

A segunda novidade sobre o Google é um pouco inusitada. Blake Lemoine, um engenheiro de software da empresa, foi afastado através de uma licença remunerada após afirmar que a IA da nova ferramenta de conversa chamada LaMDA (Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo, em inglês) possui consciência própria, como um ser humano.

Ele chegou a essa conclusão após conversar com a LaMDA para checar se ela tinha discurso de ódio ou demonstrava alguma discriminação. No fim da conversa, Lemoine afirmou que a IA parecia uma criança real de 7 ou 8 anos com conhecimentos de Física. 

Segundo o engenheiro, a LaMDA conversou sobre diversos assuntos e ainda reivindicou sua personalidade e seus direitos quando o tópico era religião. Para completar, ele disse que a IA até contestou a terceira lei da robótica de Isaac Asimov, sobre um robô não poder fazer mal aos seres humanos.

Assustador, não?

 

  • Google Duplex é finalmente lançado no Brasil

 

Sim, a Google aproveitou bem o mês de junho! Na metade do mês, ela lançou mais uma tecnologia que promete transformar o dia a dia das pessoas. O Google Duplex usa a IA e a linguagem natural para automatizar tarefas rotineiras.

Seu objetivo principal é estreitar ainda mais a ligação entre clientes e empresas de modo natural. No Brasil, o Duplex está sendo testado de três formas: automatizar tarefas online, pesquisar locais de votação e realizar ligações para atualizar informações dos negócios em mecanismos de busca.

 

  • TIM antecipa migração de usuários da OI

 

A TIM decidiu antecipar a migração dos usuários que herdou da OI Móvel após a divisão dos seus ativos com a Telefônica Brasil e a Claro. Essa migração estava prevista para o início de julho, mas já foi ativada para que os usuários possam usufruir de sua rede normalmente pelo país.

Caso esteja perdido, vale lembrar que a TIM comprou ativos da OI Móvel em um leilão judicial que ocorreu no fim de 2020. Cerca de 16,4 milhões de usuários foram distribuídos por 29 DDDs em dezessete estados do Brasil, além do DF. 

 

E aí, alguma das notícias e novidades foi relevante para você? Quais outros lançamentos de junho te chamaram a atenção? Deixe nos comentários!

Lembre-se, se você quiser mais conteúdos informativos sobre tecnologia, cultura nerd, empreendedorismo e atualidades, fique de olho no blog da Coopersystem!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2016/07/pexels-photo-24464-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
en_US
es_ES pt_BR en_US