Comments

Conheça 5 tecnologias inovadoras criadas no Brasil

Os brasileiros tendem a valorizar muito as tecnologias estrangeiras, em especial as que vêm dos Estados Unidos. De fato, muitas inovações que utilizamos diariamente vieram de fora.

Não há nada de errado em celebrar as tecnologias vindas do exterior. Entretanto, também é importante olhar para nosso próprio país e exaltar tudo de relevante que nossos cientistas, estudiosos e demais profissionais criaram para melhorar o dia a dia.

Pensando nisso, nós decidimos elaborar uma lista com algumas das grandes tecnologias que foram criadas no Brasil, tanto por instituições públicas quanto por empresas privadas. Achou interessante? Então, vamos lá!

Veja a seguir 5 tecnologias inovadoras criadas no Brasil

Abaixo separamos algumas das melhores tecnologias inventadas aqui no Brasil. Algumas delas podem até surpreender! Confira:

1- Farmbot

Professores da Universidade de São Paulo (USP), uma das melhores universidades do mundo, criaram o Farmbot. Ele é um robô que tem como principal função penetrar a terra na profundidade ideal para cada tipo de plantio. O objetivo dos cientistas foi melhorar o sucesso das colheitas a partir da semeadura.

Além disso, o Farmbot também consegue colocar a quantidade exata de sementes para cada tipo de cultura, respeitando os espaçamentos corretos. O prestativo robô ainda tem a capacidade de irrigar os pontos de semeadura e reconhecer o quanto cada planta precisa de água e fertilizante.

2- NAO, o robô da triagem

Uma startup brasileira chamada Pluginbots criou o adorável NAO, um robô utilizado para realizar a triagem dos pacientes em hospitais. Ele avalia os sintomas dos indivíduos e os encaminha para o médico especialista correto. Isso evita a burocracia e agiliza o atendimento.

O NAO também pode ser utilizado para facilitar outras atividades, como, por exemplo, em recepções de hotéis. Afinal, ele pode ser configurado até mesmo para atender em línguas diferentes, de acordo com a necessidade.

3- Espelho virtual

Inspirados pelos videogames, as equipes do SENAI Cetiqt e do Instituto SENAI de Tecnologia, Automação e Simulação do Rio de Janeiro conseguiram criar um espelho virtual que tem como objetivo evoluir a relação entre as confecções e os consumidores. 

Basicamente, eles desenvolveram um software que permite ao Xbox proporcionar ao usuário várias opções de estampa e modelo para peças de roupas diversas. Isso significa que a pessoa se vê na tela com o outfit que deseja testar, sem que precise fisicamente da roupa.

4- Truckpad

A startup de mesmo nome criou em 2013 este app para ajudar os caminhoneiros e outros motoristas autônomos a terem uma conexão melhor com a carga, sem precisar de empresas para intermediar o transporte.

Ao baixar o app, o motorista precisa adicionar os dados do seu caminhão ou veículo, assim como informar as regiões às quais normalmente realiza suas viagens. No fim, ele começará a receber as ofertas de cargas e pode decidir pelas que forem melhores para ele.

5- Kinect

O Kinect é uma das tecnologias mais famosas do mundo, e pode não ter sido criado por uma empresa do Brasil, mas teve entre seus principais inventores o cientista brasileiro Alex Kipman.

O aparelho funciona junto aos videogames Xbox da Microsoft e tem como principal objetivo capturar movimentos humanos. Ele possibilita ao jogador uma interação livre de controles, promovendo jogos mais esportivos e intuitivos.

 

Você já conhecia alguma dessas tecnologias? Já chegou a utilizá-las?

Lembre-se, se você quiser mais conteúdos informativos sobre tecnologia, cultura nerd, empreendedorismo e atualidades, fique de olho no blog da Coopersystem!

 

Your email address will not be published. Required fields are marked *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2016/07/pexels-photo-24464-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}
en_US