O pós-venda é uma etapa extremamente importante para os negócios. Não são poucos os especialistas que afirmam que fidelizar clientes é muito mais barato do que conquistar novos. Afinal, essas pessoas já conhecem o seu produto/serviço e estão no seu banco de dados.
A fidelização de clientes gera uma série de vantagens para a empresa, como: construção de autoridade, marketing por indicação, aumento de recompra e fortalecimento da relação com o cliente, entre outros.
Felizmente, hoje em dia, os empreendedores têm a tecnologia à disposição para otimizar as estratégias do pós-venda. Assim, você consegue deixar as ações mais eficientes e ágeis, o que permite resultados mais rápidos e significativos.
Quer saber como utilizar a tecnologia no pós-venda de maneira eficaz? Leia tudo até o final!
Canais digitais de atendimento
É preciso manter diversos canais de atendimento disponíveis para os clientes. Assim, eles podem tirar dúvidas, enviar feedbacks, sugerir coisas, e etc. Isso estreita a conexão entre marca e consumidor, além de facilitar a obtenção de informações essenciais sobre o indivíduo.
Para isso, você pode usar as redes sociais, os aplicativos de mensagens, o e-mail marketing e, é claro, a famosa caixinha de atendimento via Artificial Intelligence. A partir dessa última opção, a interação é bem mais veloz e dinâmica.
Contudo, não se esqueça de ter atendentes reais para outros canais, assim o cliente ainda se sente acolhido com empatia.
Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM)
O CRM é um software que serve como uma ótima ferramenta para acompanhar melhor a jornada dos clientes, organizar informações sobre eles e, assim, personalizar as estratégias de fidelização.
Todas essas funções só ajudam ainda mais a entender os seus clientes, para assim desenvolver as estratégias que mais se encaixem nos seus perfis.
Programas de fidelidade com aplicativos
Oferecer programas de fidelidade é uma das maiores estratégias de pós-venda. Geralmente eles funcionam da seguinte forma: a cada compra, o cliente acumula pontos, que posteriormente poderão ser trocados por vantagens exclusivas, como brindes, descontos, cupons, e etc.
É vantajoso criar aplicativos para seu negócio. Além de proporcionar mais praticidade ao cliente, você pode criar um sistema otimizado de fidelidade, que vai registrando a pontuação acumulada e apresentando as recompensas.
Ofertas personalizadas com o Big Data
O Big Data auxilia na identificação do perfil dos clientes mais fiéis e expõe os padrões de comportamento através de algoritmos e estatísticas. Assim, você consegue direcionar melhor o setor de marketing.
Dessa forma, fica bem mais fácil enviar e-mails de marketing com promoções e ofertas personalizadas para cada tipo de cliente.
Agora que você sabe como utilizar a tecnologia no pós-venda, qual dessas opções mais parece vantajosa para seu negócio? Se quiser uma mãozinha, pode contar com o time da Cooper!
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