Um dos grandes pilares do cooperativismo – e um de seus principais diferenciais – é a relação da organização com o cooperado. Além da gestão democrática e da participação econômica dos cooperados, as cooperativas não colocam ninguém acima de ninguém e priorizam o ser humano em suas operações, sempre valorizando a união e a solidariedade.
Por isso, buscar novas formas de evoluir a comunicação com o membro da cooperativa é essencial. Inclusive, as inovações tecnológicas e a transformação digital são ótimas aliadas para essa missão.
Neste texto, nós iremos explorar 6 maneiras de melhorar a comunicação com o cooperado, focando nas alternativas digitais que tanto vêm impactando positivamente o cooperativismo brasileiro (e mundial). Então, venha conosco descobrir quais são elas!
1- Assembleias digitais
Certamente, a pandemia do Covid-19 impulsionou com mais força o aumento de eventos digitais nas mais variadas áreas. No cooperativismo, não foi diferente. Tivemos a consolidação das assembleias digitais, que funcionam muito bem até hoje.
A condução de assembleias digitais nas cooperativas não apenas permite uma maior flexibilidade e praticidade, como também amplia a participação, possibilitando que mais cooperados estejam envolvidos, engajados e tenham uma voz maior na gestão da cooperativa.
Felizmente, as cooperativas podem contar com softwares criados especialmente para as necessidades cooperativas, com todas as funcionalidades que permitem votações, listas e uma ótima comunicação com os cooperados.
O Curia, desenvolvido pela Coopersystem, é um dos mais usados para assembleias digitais e tem se mostrado um favorito de grandes cooperativas.
2- Canais de feedback
A comunicação com o cooperado também é sobre ouvi-lo. Nesse sentido, estabelecer canais para receber feedbacks representa uma excelente abordagem para fortalecer os laços com os associados e obter informações cruciais para a estratégia de negócios.
Formulários digitais, plataformas internas e atendimentos online específicos para os cooperados são alguns dos meios que possibilitam que eles compartilhem suas opiniões, elogios e reclamações. Essas interações auxiliam as cooperativas na identificação de pontos de melhoria e oportunidades futuras. Monitorar comentários e reações nas redes sociais também é uma maneira eficaz de coletar feedbacks dos cooperados.
Além disso, as cooperativas podem conduzir ativamente pesquisas para avaliar regularmente as percepções dos cooperados, permitindo a análise de mudanças, avanços e a detecção de eventuais problemas. Por último, é fundamental demonstrar ao cooperado que sua opinião é valorizada e que ele está sendo ouvido.
3- Redes sociais
As redes sociais desempenham um papel fundamental como canais de engajamento e comunicação com o cooperado. Isso abrange tanto conteúdos informativos quanto uma abordagem voltada para fortalecer a identidade de marca e a cultura organizacional para impulsionar cooperativas.
Vale ressaltar que as mídias sociais não têm apenas a finalidade de realizar estratégias de marketing externo, mas também de endomarketing.
4- Sistemas acessíveis e inclusivos
O cooperativismo, sendo democrático e inclusivo, requer consideração desses aspectos durante a comunicação com os cooperados, uma vez que a diversidade é um dos pilares fundamentais do movimento cooperativista.
Portanto, a comunicação deve ser empática, levando em conta todos os segmentos de público cooperado. Evitar o uso de termos preconceituosos e excludentes contribui para a formação de uma comunidade sólida e proativa, resultando, além disso, em benefícios para os negócios e a promoção da inovação.
Nesse cenário, é importante levar isso em conta na hora de desenvolver softwares, plataformas e aplicativos para sua empresa. Certifique-se de que todos estão confortáveis e tendo a melhor experiência possível.
5- Plataformas de educação
Na busca por melhorar a comunicação com o cooperado, as cooperativas desempenham também o papel de educar, capacitar e proporcionar aprendizados que resultarão em desenvolvimento tanto no contexto dos negócios quanto no pessoal.
Nesse contexto, as cooperativas podem estabelecer, por meio de parcerias ou plataformas próprias, canais de educação e aprimoramento técnico e profissional para os seus cooperados. Essa iniciativa não apenas agrega valor e intensifica a interação, mas também preserva e dissemina os valores cooperativistas. Além disso, incentiva que mais pessoas queiram participar de uma cooperativa.
Portanto, ficou evidente que é crucial ter softwares, aplicativos e plataformas digitais personalizadas para melhorar a comunicação com o cooperado de forma eficiente, ágil e prática.
Sendo assim, para conseguir isso, o ideal é ter uma empresa especializada que seja referência na área e entenda de cooperativas.
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Para finalizar, lembre-se que se você quiser mais conteúdos informativos sobre cooperativismo, tecnologia, empreendedorismo e atualidades, é só ficar de olho no blog da Coopersystem!