Chegou a hora de mais um Boletim Tech! Janeiro costuma ser um mês que começa calmo, mas vai se aquecendo com o passar das semanas. Já temos algumas novidades relevantes para o mundo da tecnologia, assim como notícias que podem ganhar atualizações ao longo do ano.
Dessa forma, iremos apresentar a seguir algumas das maiores novidades do mundo da tecnologia de janeiro de 2022. Então, fique conosco até o final para se atualizar sobre os principais acontecimentos do mês passado!
Microsoft toma decisão polêmica sobre OneDrive
Você usa muito o OneDrive? Então, preste atenção!
No dia 21 de janeiro, a Microsoft divulgou uma nota na App Store que pode ser frustrante para muitas pessoas. Veja:
“Gostaríamos de informar nossos usuários que planejamos encerrar o suporte para iOS e iPadOS 13 em breve. O OneDrive continua a ser compatível com a versão atual do iOS/iPadOS (15) e a versão anterior, iOS/iPadOS 14.”
Isso significa que se você não tem o iOS mais recente ou possui um dispositivo antigo que não aceita as atualizações mais novas, o OneDrive não poderá mais ser acessado por você nesses dispositivos.
Google lança novo recurso contra arquivos suspeitos
Finalmente uma notícia boa para quem usa o Google Drive para armazenar, receber e compartilhar arquivos. Agora, quando o sistema detecta um arquivo considerado estranho, ele emite um alerta em forma de banner amarelo na hora em que o usuário abre o documento. Ele diz: “Este arquivo parece suspeito, ele pode ser utilizado para roubar suas informações pessoais”.
Isso não significa que você não poderá fazer o download do documento. O Google ainda deixa essa escolha para você. Mesmo assim, o alerta serve para que você tenha noção de que aquele arquivo pode causar problemas e, assim, proceda com cuidado.
Chromecast pode ganhar nova versão em 2022
Em janeiro, o site “9to5Google” descobriu alguns documentos que sugerem o lançamento, ainda em 2022, de uma nova versão para o tão querido Chromecast.
Aparentemente, o novo produto será chamado de Boreal e promete oferecer soluções para certas limitações presentes na versão atual do Chromecast.
Se você não conhece o Chromecast, saiba que ele basicamente oferece recursos mais inteligentes para uma TV que não é smart. É como se você evoluísse o eletrodoméstico antigo utilizando esse sistema. Uma boa opção para quem não pode ou quer comprar uma televisão nova, mas deseja ter recursos modernos.
NASA atualiza software que avalia asteroides perigosos
O JPL (Laboratório de Propulsão a Jato, em português) atualizou o software que é utilizado para avaliar os asteroides possivelmente perigosos. Um dos pontos da atualização permite explicar o efeito da luz do Sol nas órbitas dos asteroides.
O nome da nova versão é Sentinela-II e, assim como o Sentinela original, ele irá fazer um escaneamento periódico de uma tabela de asteroides que podem apresentar perigos e possuem órbitas conhecidas.
Cientistas criam robô que ama abraçar
Cientistas alemães decidiram criar um robô humanoide chamado de HuggieBot. Ele tem como função principal dar um abraço confortável e amigável nos seres humanos. Por isso, ele possui tanto sensores que garantem a segurança de quem está sendo abraçado quanto sensores que detectam se o humano está abraçando o robô de volta.
O simpático Huggiebot provavelmente será utilizado em acompanhamento de idosos e tratamentos psiquiátricos. Afinal, o abraço é uma ação que pode causar benefícios terapêuticos aos seres humanos.
Você deixaria um robô te abraçar?
O que você achou das notícias? Alguma delas impactou o seu janeiro?
Quer mais notícias, informações e conteúdos sobre o mundo da tecnologia? Fique ligado no blog da Coopersystem!