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O que são KPIs – e para que servem?

Já ouviu falar de KPIs? Não, não é uma boyband coreana ou um código exclusivo de uma tribo. Estamos falando de um termo – em inglês – muito conhecido no universo mercadológico. 

E como gostamos de compartilhar conhecimentos relevantes para você que está do outro lado da tela, falaremos sobre esses indicadores e quais as funções realizadas por ele. Boa leitura!

O que são KPIs?

Essa sigla em inglês Key Performance Indicator, significa indicadores chave de desempenho. Basicamente são índices que permitem que você acompanhe o desempenho (altos e baixos) de uma campanha específica. O plus é que esses indicadores, além de acompanharem o sucesso ou não de uma estratégia aplicada, ainda expõem como está a saúde da marca.

Exemplos de KPIs: Google Analytics, Datapine, SEMRush, Scoro, Smartsheet e entre outros.

Assim, é possível ter acesso a dados valiosos e tomar decisões mais precisas em relação à empresa ou a um objeto em si. 

KPIs e métricas são a mesma coisa?

A resposta para esta pergunta é: não.

Pode haver uma certa confusão em relação a esses dois termos, mas existem diferenças consideráveis entre eles.

A métrica, por exemplo, é quando se trabalha com pontos específicos que necessitam ser medidos. Já os KPIs são grupos de indicadores chaves essenciais para que a marca consiga alcançar – com sucesso – um determinado objetivo.

Exemplos de KPIs para o seu negócio

Assim como vários serviços tecnológicos, existem diversas opções de indicadores disponíveis no mercado, atendendo as mais diferentes necessidades.

O que é importante ter claro na hora de escolher o que será adicionado no seu negócio é entender qual será o objetivo a ser conquistado. Partindo dessa premissa, é possível continuar caminhando no processo.

Além disso, é importante entender aonde se quer chegar (em relação a resultado) para encontrar um indicador que seja coerente com essa demanda. Caso contrário, pode haver desencontros durante o desenvolvimento e aplicação da estratégia.

Um caminho de pode auxiliar a encontrar um bom KPIs é fazer certas perguntas sobre o plano a ser executado:

  1. Tenho um objetivo claro e específico?
  2. Entendo o papel desse indicador dentro do planejamento?
  3. É possível medir o percurso para alcançá-lo?
  4. O objetivo é tangível e possível dentro da realidade da minha marca?
  5. É uma meta relevante para o meu negócio?
  6. O objetivo será alcançado em quanto tempo?
  7. Qual será o investimento durante esse processo?

Passos essenciais para a gestão dos indicadores

Até aqui você viu que os KPIs podem oferecer incríveis resultados para a estratégia na sua empresa. Entretanto, é necessário gerir esses indicadores para alcançar os objetivos determinados. 

Implementar KPIs na base do achismo ou sem nenhuma base pode ser um tiro no pé somado com desperdício de recursos.

E para evitar esse desencontro, é importante percorrer os passos a seguir à risca. Confira a lista de ouro do KPIs:

  • Alinhar todos sobre o planejamento estratégico 
  • Ter um planejamento estratégico claro e alinhado  
  • Definir as metas a serem atingidas
  • Determinar todas as metas que deverão ser atingidas
  • Então, escolher os indicadores, no caso os KPIs
  • Acompanhar de perto e constantemente a performance 
  • Reparar qualquer ponto que sair da linha
  • Tomar nota dos imprevistos que ocorreram durante o percurso

Adicionar soluções e ferramentas inovadoras no seu empreendimento pode fazer a diferença que você procura. Não tem como ignorar que a tecnologia está aí para facilitar e tornar o que antes levava meses em um processo rápido e eficiente.

Por isso, adicione indicadores no seu planejamento e faça o parâmetro entre o antes e o depois.

Gostou desse conteúdo? Estamos aqui para apresentar informações relevantes para você. Continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!

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