Não é mais novidade, o uso da tecnologia pode oferecer muitos benefícios para todos os setores de uma empresa, mas hoje vamos falar especificamente sobre o setor de Relacionamento Humanos (RH). Afinal, inovação é uma necessidade no atual mundo dos negócios e a cada dia surgem novas tendências..
As soluções em tecnologia no RH vêm conquistando espaço em grande velocidade. As vantagens de apostar na transformação digital do setor de RH são inúmeras e atualmente existe uma série de ferramentas que a empresa pode utilizar para facilitar as funções do setor de recursos humanos. Vamos entender melhor como funciona
Qual a importância da tecnologia para o RH?
Com o auxílio da tecnologia, se tornou possível estruturar os processos do setor de RH. E isso inclui desde o recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, até as rotinas trabalhistas. A automação torna esses processos mais dinâmicos, possibilitando a compreensão para toda a equipe e agilidade na rotina diária de trabalho.
A automatização de tarefas pode ajudar a equipe nas atividades manuais, reduz a possibilidade de falhas, além de tornar mais rápido o cadastramento de atividades inerentes ao setor, como avaliação de desempenho, cadastro de atividades e inserção da trilha de carreira.
Além disso, uma gestão automatizada ainda é capaz de contribuir para uma melhor comunicação do RH com outros setores da empresa. Dessa forma, eles poderão receber as informações que precisam e em tempo real, facilitando a comunicação num todo. Por exemplo, o próprio funcionário pode solicitar informações e atualizar dados e pedidos no sistema.
Seis motivos para aderir à tecnologia nos processos de gestão de RH
Não dá para negar, com o incremento da tecnologia em seus processos, o setor se torna ainda mais competitivo e atrai a atenção de profissionais das mais diferentes áreas. Se você ainda precisa de motivos para aderir ao uso da tecnologia no setor de RH, te oferecemos seis vantagens. Confira:
- Mensuração de resultados: quando as empresas se valem do uso da tecnologia, é possível medir com mais facilidade o ROI (retorno sobre investimento) e a análise do custo-benefício se torna mais ágil e precisa. Além disso, se a sua intenção é tornar as contratações de novos funcionários mais assertivas, a mensuração de resultados pode te ajudar nos casos de recrutamento e seleção. Com o uso de plataformas e sites especializados na captação de talentos, é possível controlar a quantidade e qualidade dos candidatos, fazer a armazenagem de informações dos participantes e até mesmo o cálculo de tempo médio que a pessoa despendeu para fazer os testes e o período utilizado para cada entrevista.
- Simplificação das atividades: a internet permite acesso aos programas de gestão de RH por meio de plataformas online de qualquer parte do mundo. Ou seja, ela torna possível a mobilidade de toda a equipe, promovendo a simplificação das atividades em geral.
- Otimização do tempo: atualmente, o tempo é algo muito valioso para qualquer empresa, setor ou colaborador, afinal “tempo é dinheiro”. Por isso, otimizar o tempo gasto nas tarefas pela sua equipe garante mais eficiência para a empresa. Resolver problemas com a ajuda de recursos digitais, como a entrevista por vídeo, contato por e-mails e mesmo utilizando as redes sociais para a captação de talentos, possibilita mais tempo livre para a gestão estratégica do RH.
- Redução de custos: o corte de custos deve ser a busca constante de um bom gestor, e com softwares para a gestão de RH é possível desempenhar várias atividades sem precisar investir a cada nova demanda. Ao utilizar recursos digitais é possível que as ferramentas estejam sempre disponíveis sem um custo extra, diferentemente do sistema tradicional, que necessita de investimentos constantes a cada processo seletivo.
- Capacitação: já pensou em construir uma cultura colaborativa de aprendizado na sua empresa? Dessa forma, é possível promover conhecimento técnico e mais agilidade para os processos. Assim, ao aumentar a qualidade do trabalho da gestão de RH, você torna possível processos mais rápidos e a redução de falhas, fazendo com que o setor de RH seja mais eficiente.
- Gerenciamento de processos: com o auxílio da tecnologia, é possível estruturar os processos do setor de RH, desde o recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, até as rotinas trabalhistas, criando processos. A automação torna esses processos mais dinâmicos, possibilitando a compreensão para toda a equipe.
Como implementar um sistema de gestão de RH?
Para a implantação de um sistema operacional na gestão de RH, é fundamental que seja realizado um planejamento estratégico que contemple como e quando a implantação do sistema pode ocorrer e quais os softwares mais se adequam à sua empresa.
Para tomar essa decisão é importante que você considere a cultura organizacional, o porte e o perfil dos funcionários, as tecnologias disponíveis no mercado e o custo-benefício de cada uma delas.