O Hackathon é um evento que faz parte da rotina de empresas que têm um real compromisso com a inovação. A palavra hackathon é resultado da combinação entre os termos hack (e especificamente o verbo to hack, no sentido de programar com expertise) e marathon (maratona), mas já não se limita à produção de software, sendo empregada por diversas empresas ao redor do mundo na criação de alternativas para problemas. No sábado do dia 06/04, nós da Coopersystem tivemos a honra de organizar a maratona para a Bancorbrás.
O evento agregou uma experiência única de integração entre as equipes que competiram entre si, promovendo desafios ao criar soluções de inovação para um problema específico.
Os principais objetivos do programa são:
- Realizar processo de ideação promovendo a interação de pessoas com visões e experiências diversificadas para a análise de problemas e propostas de soluções
- Criar ambiente favorável para a inovação
- Sensibilizar e mobilizar as pessoas para a importância da inovação e geração de novos produtos e modelos de negócio
- Contribuir para a mudança da cultura organizacional por meio do processo de Transformação e Aceleração para Inovação
- Implementar de forma ágil novos negócios (Lean Innovation) com o desenvolvimento de protótipos navegáveis para duas soluções selecionadas
- Fortalecer o posicionamento no ecossistema de inovação
Esta edição serviu como um acelerador de ideias e trouxe inúmeros benefícios para os participantes, pois fomentou o comprometimento, energia, colaboração e espírito de equipe, além da criatividade individual. Os membros dessas equipes criaram espaços abertos para a experimentação de novas ideias, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades e técnicas entre os profissionais que participaram.
Houve ainda palestras sobre Pitch, Design Thinking e Inovação, vários mentores assessorando as equipes e jurados especialistas, responsáveis pela avaliação final das ideias propostas. Tivemos apenas uma equipe vencedora mas a vitória, sem dúvida, foi coletiva. Mais do que o resultado em si, contabilizamos aprendizados, conexões e um novo caminho para resolver problemas, tanto na vida pessoal como profissional.
A transformação aconteceu e as pessoas passaram a ser agentes multiplicadores de inovação, com propósito de manter a empresa competitiva e preparada para os desafios do mercado.