Blog categories

Comments

6 Dicas Incríveis para sua Carreira de TI

As áreas de Ciência e Tecnologia nunca foram tão necessárias às empresas. Isso mesmo, e esse fenômeno está acontecendo porque em plena Revolução 4.0, as companhias que saem na frente e podem se diferenciar da enorme concorrência são aquelas que investem em profissionais de tecnologia e em inovação. 

Qual caminho seguir na carreira de TI?

A área de Tecnologia da Informação é muito ampla, por isso, esta é a principal pergunta de quem está iniciando e de muitos que já estão há tempos nesta área. A popularização da tecnologia, a facilidade e rapidez com que ela evolui e é consumida pela população e pelas empresas gerou uma dependência da tecnologia e, quando de alguma maneira ela falha, trava ou deixa de atender as expectativas, o caos se instaura. Em meio ao caos o “Cara da TI” surge como o salvador e solucionador de problemas.

A grande questão é que os profissionais iniciantes na área de TI não sabem o que fazer e os veteranos que cansaram da sua área ou enxergaram outro mercado promissor também muitas vezes se sentem perdidos. Infelizmente todas estas questões não tem uma resposta simples e direta, mas para te ajudar a direcionar sua carreira de TI da melhor forma possível. vamos te ajudar com seis boas dicas para clarear sua mente: 

1 – Defina seu Objetivo

Uma boa forma de começar a definir o seu objetivo é perguntando a si mesmo: como você se imagina daqui a 5 anos? Pode até parecer algo clichê, mas esse questionamento vai te ajudar a definir seus objetivos, que é sempre algo positivo. E para isso, é preciso que você reflita bem sobre o que você realmente quer, e não aquilo que você não quer. Além disso, defina objetivos de forma mensurável, ou seja, de uma forma que você possa medir o quanto você já conquistou desse objetivo e que você possa ter certeza que o conquistou. 

2- Aprenda inglês

Tem dicas que valem ouro, e se eu pudesse te dar somente uma dica, esta seria: APRENDA INGLÊS. Afinal, falar inglês vai lhe abrir as portas do mundo e elevar seu conhecimento a nível mundial. É indiscutível! Aprender inglês é a melhor coisa que você pode fazer para sua carreira. O inglês vai abrir sua mente e aumentar o leque de possibilidades para sua carreira. Estude, APRENDA CONSTANTEMENTE INGLÊS!

3 –  Escolha a espacialização certa! 

Como falamos logo no início do artigo, o mercado de TI é extremamente amplo e existem diversas opções de cursos e especializações. Quando falamos de curso,  estamos nos referindo a uma formação mais extensa, técnica ou graduação e a opções são as seguintes: 

  • Sistemas de Informação; 
  • Ciência da Computação; 
  • Engenharia da Computação. 

Mas também existem cursos específicos, de especialização que são: 

  • Redes de Computadores; 
  • Análise e desenvolvimento de sistemas; 
  • Jogos Digitais; 
  • Segurança da Informação. 

Seja qual for o curso você vai investir tempo e dinheiro, pense bem antes de decidir. E o mais importante, mergulhe de cabeça nestes assuntos, descubra o que lhe atrai mais, o que você gosta.

4 – Se transforme em um especialista

Esta dica é essencial, afinal, o mundo está cheio de generalistas, pessoas que sabem um pouco de cada coisa ou até podem saber muito sobre vários assuntos, mas mesmo assim você nunca será melhor que um especialista. 

O especialista sempre vai tirar sua vaga, seu negócio, seu cliente, pois ele sabe mais que você, como ele só faz isso ele tem mais experiência, ele já errou mais e sabe coisas que muitos não sabem. Então se escolher uma determinada área, mantenha o foco, estude tudo que existe, faça trabalhos nas mais diversas situações e ambientes sobre o assunto. Faça graduação direcionada ao assunto, faça os cursos tops, faça certificações, fique amigo dos caras da área, participe de grupos, eventos, domine o assunto como ninguém. 

5 – Faça Certificação 

O mercado está cheio de pseudos-entendedores de TI, sendo assim, é preciso separar o joio do trigo e a certificação é uma boa opção, pois é a comprovação do seu conhecimento. Mas atenção: não faça certificações só para preencher o currículo! Se o cargo que você almeja exige certificação é porque você precisa ter o conhecimento e não apenas o certificado. 

6 – Adquira experiência 

Busque sempre novas experiências, não fique em uma zona de conforto e mesmo que você ache que ainda tem coisas para aprender, saia. Trabalhe de forma a gerar o melhor resultado para empresa e para você e depois busque novas experiências. 

Se você tiver a oportunidade de começar em uma empresa grande, a experiência é maior e mais longa. Vão ter várias filiais, projetos novos o tempo todo, crescimento ano a ano. Mas mesmo assim, depois de 3 a 5 anos em uma empresa, convém mudar. 

É bom para você e bom para empresa ter novas cabeças e novas idéias. 

Your email address will not be published. Required fields are marked *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2021/03/sigmund-AIIC6wCqkQc-unsplash.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
en_US
es_ES pt_BR en_US