Comments

Dia do Orgulho Nerd: 5 sagas essenciais para você maratonar

Dia 25 de maio é celebrado mundialmente como o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha. Se você não sabe o que isso representa, é porque não leu nosso post informativo no Instagram da Coopersystem! 

Para resumir, este dia foi escolhido como Dia da Toalha para homenagear Douglas Adams (1952-2001), um escritor e comediante britânico. Entre suas obras mais conhecidas, está a saga O Guia do Mochileiro das Galáxias, uma deliciosa mistura de ficção científica, comédia e nonsense. 

A toalha, por mais bizarro que pareça para os não-leitores, é um item essencial para as viagens espaciais. Ela foi muito celebrada por Adams, que usou uma página inteira do primeiro livro da coleção para descrever as suas utilidades.

Além de ser o Dia da Toalha, 25 de maio também foi escolhido para ser o Dia do Orgulho Nerd porque faz referência à estreia de Star Wars IV: Uma Nova Esperança, em 1977. 

Muitas sagas de filmes fazem parte da cultura nerd e são praticamente obrigatórias para quem deseja fazer parte desse grupo ou ao menos conhecê-lo melhor. Além disso, esses filmes são marcantes para a história do cinema e do entretenimento. Portanto, assisti-los agregará a você uma grande carga cultural, seja você de onde for.

Por todas essas razões, no texto de hoje, nós iremos apresentar 5 sagas essenciais para você maratonar no Dia do Orgulho Nerd ou em qualquer outro dia do ano. São obras espetaculares que podem ser encontradas em vários streamings por aí. Quer conferir? Então, vamos lá!

Conheça a seguir 5 sagas incríveis para você maratonar

Abaixo, nós iremos apontar algumas das principais sagas nerds do cinema mundial para você ver, rever e maratonar. Iremos detalhar os filmes dentro das sagas e informar em quais streamings você pode assisti-los. Avante!

1- A saga da Terra Média

Se você nunca viu as obras da Terra Média, adaptadas por Peter Jackson para o cinema, então você está perdendo verdadeiras obras de arte. Além de contar com uma cinematografia perfeita (tudo filmado na Nova Zelândia), o filme tem uma história linda que une aventura, mistério e fantasia. A trilha sonora e as atuações também são um show à parte.

Existem duas trilogias para o cinema. A primeira é a do Senhor dos Anéis, que conta a história de um grupo que precisa levar “o anel”, um objeto que contém poderes sinistros, até a Montanha da Perdição para destruí-lo. Entretanto, muitas batalhas, desafios e problemas aguardam nossos queridos personagens pelo caminho.

A segunda trilogia é a do Hobbit e conta a história de Bilbo Baggins, um quieto e tranquilo hobbit que, por força maior, acaba acompanhando um grupo de anões em uma aventura para conquistar de volta a terra perdida deles. Nem precisa falar que eles também passam maus bocados pelo caminho, certo? Ah, e um ponto importante: apesar de terem sido feitos depois, os filmes do Hobbit vêm antes de O Senhor dos Anéis na cronologia da história.

Filmes da saga:

 

  • O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel (2001): disponível na HBO Max e na Apple TV
  • O Senhor dos Anéis – As Duas Torres (2002): disponível na HBO Max e Apple TV
  • O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (2003): disponível na HBO Max e Apple TV
  • O Hobbit – Uma Jornada Inesperada (2012): disponível no Prime Video, Globoplay e Apple TV
  • O Hobbit – A Desolação de Smaug (2013): disponível no Prime Video, Globoplay e Apple TV
  • O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos (2014): disponível no Prime Video, Globoplay e Apple TV

 

2- A saga de Indiana Jones

Indiana Jones é certamente um dos personagens mais carismáticos da cultura pop. Ele é um arqueólogo bom de briga, super canastrão e boa pinta. Está sempre atrás de algum objeto que não deveria ser procurado. Pense em uma pessoa que quase morreu várias vezes durante os seus filmes…

Com a direção do gênio Steven Spielberg, os filmes esbanjam aventura, humor e muita diversão. É impossível não ficar com os olhos grudados na tela enquanto Indy enfrenta seus inimigos e passa por situações para lá de desconfortáveis.

Importante lembrar que a trilogia inicial dos anos 80 é considerada a única válida, pois o filme de 2008 foi muito criticado e massacrado, tanto pelos fãs quanto pelos críticos. Mesmo assim, se quiser a experiência completa, não deixe de assisti-lo também.

Filmes da saga:

 

  • Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981): disponível na HBO Max e na Apple TV
  • Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984): disponível na HBO Max, Prime Video e Apple TV
  • Indiana Jones e a Última Cruzada (1989): disponível na HBO Max e Apple TV
  • Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008): disponível na HBO Max, Prime Video e Apple TV

 

3- A saga de Jurassic Park

Com um filme novinho quase saindo do forno, a saga é enorme e está prestes a finalmente ter um fim. As obras são clássicos da Sessão da Tarde e mostram como seria se os dinossauros fossem revividos nos dias de hoje. 

Adivinha quem dirigiu os dois primeiros filmes? Isso mesmo, o mestre Spielberg! Como muitas de suas obras, Jurassic Park tem humor, aventura e famílias metidas em enrascadas. Foi graças à saga que tantas pessoas decidiram virar paleontólogos e diversos efeitos visuais foram desenvolvidos. 

Filmes da saga:

 

  • Parque dos Dinossauros (1993): disponível na Globoplay e Prime Video
  • Parque dos Dinossauros II – O Mundo Perdido (1997): disponível na Globoplay e Prime Video
  • Parque dos Dinossauros III (2001): disponível na Apple TV e no Youtube
  • Jurassic World (2015): disponível na Globoplay e na Apple TV
  • Jurassic World: Reino Ameaçado (2018): disponível no Prime Video, Youtube e Apple TV
  • Jurassic World: Domínio (2022): estreia dia 12 de junho nos cinemas

 

4- A saga De Volta para o Futuro

Na verdade, a saga é uma trilogia muito querida pelos nerds ao redor do mundo. Não é exagero dizer que os filmes de Robert Zemeckis marcaram o estilo de vida dos jovens dos anos 80 e 90. Afinal, quem não queria ser tão descolado quanto nosso protagonista, Marty McFly?

Se você curte viagem no tempo e nostalgia, vai adorar todos os filmes. No primeiro longa, Marty foi ajudar o Doc Brown e acabou fazendo uma bagunça na linha do tempo local. Por isso, ele precisa voltar ao passado para se certificar de que seus pais se apaixonem, caso contrário, ele deixa de existir!

Além de ter músicas memoráveis, personagens super carismáticos e um roteiro bem-humorado, De Volta para o Futuro é um primor de criatividade. Quem até hoje sonha com skates voadores e tênis que se amarram sozinhos?

Filmes da saga:

 

  • De Volta para o Futuro (1985): disponível na Star+ e Prime Video
  • De Volta para o Futuro II (1989): disponível na Star+ e Prime Video
  • De Volta para o Futuro III (1990): disponível na Star+, Globoplay e Prime Video

 

5- A saga Star Wars

Logicamente, não poderíamos fazer uma lista sem mencionar Star Wars! O clássico dos clássicos. O suprassumo dos filmes nerds. Aquele que todo nerd precisa ter visto pelo menos uma vez na vida.

Existem tantos filmes que é difícil fazer uma sinopse geral, mas podemos dizer que as três trilogias contam partes das histórias de várias gerações da família Skywalker. Seus objetivos, seus amigos, seus inimigos, seus desafios pessoais, suas batalhas grandiosas, etc. Você irá encontrar de tudo: aventura, ação, humor, romance, fantasia, e uma bela trilha sonora para embalar tudo.

Se está confuso sobre a ordem certa de assistir aos filmes, a resposta é: depende. Você pode seguir a cronologia de lançamento ou a cronologia da história em si. Caso não saiba NADA dos filmes, nenhum spoiler mesmo, então sugerimos que assista na ordem de lançamento, ou seja, a partir do Episódio IV. Se preferir seguir a história com a linha de tempo correta, pode começar a partir do Episódio I. 

Filmes da saga (por ordem de lançamento):

 

  • Star Wars IV – Uma Nova Esperança (1977): disponível na Disney+
  • Star Wars V – O Império Contra-Ataca (1980): disponível na Disney+
  • Star Wars VI – O Retorno do Jedi (1983): disponível na Disney+
  • Star Wars I – A Ameaça Fantasma (1999): disponível na Disney+
  • Star Wars II – O Ataque dos Clones (2002): disponível na Disney+
  • Star Wars III – A Vingança dos Sith (2005): disponível na Disney+
  • Star Wars VII – O Despertar da Força (2015): disponível na Disney+
  • Star Wars VIII – Os Últimos Jedi (2017): disponível na Disney+
  • Star Wars IX – A Ascensão Skywalker (2019): disponível na Disney+

 

Além de todas essas sagas icônicas, também podemos mencionar Planeta dos Macacos, Universo Marvel, Caça-Fantasmas, Matrix, Star Trek, Alien, O Exterminador do Futuro, Blade Runner, entre outras.

E aí, qual das sagas essenciais para maratonar e conhecer melhor o mundo nerd você vai escolher? Cada uma é especial e impactante do seu jeito. Esperamos que goste!

Se você quiser mais conteúdos informativos sobre tecnologia, cultura nerd, empreendedorismo e atualidades, fique de olho no blog da Coopersystem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2016/07/pexels-photo-24464-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BR
en_US es_ES pt_BR