Comments

Desenvolvimento Web: Principais tecnologias utilizadas

Há quem diga que a carreira em desenvolvimento web é a carreira do futuro, mas essa realidade mudou e já podemos dizer com toda segurança que hoje, ela é a carreira do presente. Cada vez mais as empresas, profissões e especialistas migram para a internet, ainda que suas operações continuem offline. E isso faz com que o mercado de tecnologia se expanda cada vez mais e para todos os lados.

Hoje vamos falar sobre o desenvolvimento de sites, uma função que está cada vez mais complexa e sofisticada. Afinal, atualmente ela vai além da construção de sites e lida também com o manuseio de bancos de dados, aplicativos, construção de interface e criação de algoritmos.  

O que é desenvolvimento web? 

O desenvolvimento web é a área da tecnologia voltada à construção de sites, aplicativos, softwares, bancos de dados e quaisquer outras ferramentas que, de certa forma, constroem a internet como a conhecemos hoje. 

No geral, os profissionais que trabalham nestas áreas são os programadores, ou desenvolvedores web, essas pessoas são capacitadas para compreender, manusear e se utilizar de linguagens de programação para construir sistemas complexos voltados ao serviço do usuário. 

Conheça as principais linguagens usadas no desenvolvimento web 

O desenvolvimento web é uma área da tecnologia bastante complexa e atualmente existem dezenas de linguagens de programação no mercado. Até porque quanto mais tecnologias são criadas, mais tecnologias haverão, uma vez que as linguagens mais antigas não deixam de ser utilizadas. 

Além das linguagens de programação propriamente ditas, existem também as bibliotecas, os frameworks e as APIs, recursos que tornam o dia-a-dia do desenvolvedor mais fácil e possibilitam uma criação mais amigável de sites e aplicativos. Confira quais as principais linguagens de programação utilizadas hoje em desenvolvimento web. 

Java 

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos que é capaz de, entre outras funções, desenvolver softwares que rodam em diferentes sistemas operacionais sem que seja necessário modificá-los. Esta linguagem é uma derivação das anteriores C e C++, tecnologias muito potentes, porém um pouco complexas demais para os padrões atuais. 

Javascript 

Esta é a linguagem que, em geral, é utilizada para ensinar lógica de programação para estudantes de desenvolvimento. Sua criação mudou a maneira como os sites eram desenvolvidos e utilizados nos anos 90, pois foi ela quem trouxe mais dinamismo e interatividade para as páginas da internet na época. Por sua grande versatilidade, é possível encontrar, através de bibliotecas, aplicações JavaScript até mesmo para back-end. 

Ruby 

O Ruby é uma linguagem de script interpretada e multiplataforma. Ganhou muita popularidade nos últimos anos após a criação do framework Ruby on Rails, voltado para a criação de sites. Por ser muito similar ao Python, linguagem cuja acessibilidade é um de seus maiores atrativos, o Ruby também possui uma curva de aprendizagem bastante interessante. 

PHP 

O PHP também é uma linguagem de script, de código aberto, voltada à programação back-end. Os códigos PHP são executados em um servidor, e não diretamente no navegador. É muito indicada para iniciantes em programação porque é bastante simples, ao mesmo tempo em que possui uma longa lista de funções bastante profissionais. 

Python 

Criada para otimizar a criação de códigos e estimular a produtividade dos programadores, esta linguagem, além de super completa e abrangente, possui uma sintaxe extremamente compreensível. Muito utilizada nas áreas de inteligência artificial, machine learning e ciência de dados, o Python possui um grande número de bibliotecas voltadas às suas funções.

Agora que você sabe as principais linguagens já é um bom começo para  aprender programação, mas saiba que para isso é necessário entender, antes de qualquer outra coisa, que esta é uma profissão que exige estudo e atualização constantes. 

Na grande maioria das vezes, ao construir uma aplicação, as tecnologias se complementam e o conhecimento sobre uma linguagem acaba se refletindo no conhecimento sobre outra, e assim manter-se sempre na linha de frente das atualizações torna-se parte natural do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2021/02/ilya-pavlov-OqtafYT5kTw-unsplash.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BR
en_US es_ES pt_BR