Comments

Desenhos animados que já ‘’previam’’ a tecnologia

Imaginar o futuro faz parte da vida de qualquer pessoa. Toda criança, em algum momento na escola, já teve que escrever uma redação sobre como seria a vida em 50 ou 100 anos à frente. 

O futuro e a tecnologia são temas excessivamente exploradas pelo cinema e televisão, são incontáveis os filmes de ficção científica que já desenharam o futuro de alguma forma, que exploraram o tema. 

Mas, a tecnologia não é restrita aos filmes de ficção, existem vários desenhos animados que abordam o tema. Será que você conhece alguma das produções a seguir?

1. Os Jetsons

Provavelmente, este foi o primeiro que veio à sua mente. Os Jetsons é uma obra de Hanna Barbera que fez muito sucesso desde os anos 80, no Brasil. Ele faz parte do imaginário infantil de vários adultos. 

Este desenho foi responsável por introduzir no nosso imaginário as tecnologias mais variadas possíveis:  carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado, robôs, aparelhos domésticos e de entretenimento de todas as formas. 

Algumas dessas tecnologias ainda não foram desenvolvidas, mas outras já fazem parte do nosso cotidiano, como robôs, celulares, câmara de bronzeamento, videochamadas, clonagem, etc.

2. Futurama

Futurama é um sitcom animado, do mesmo criador de Os Simpsons, mas esta trama acontece no futuro (nome deixa isso bastante claro). Ela foi lançada nos Estados Unidos, no final dos anos 90 e reprisada no Brasil anos depois. 

Se Os Jetsons previram várias tecnologias que hoje já são realidades, as previsões de Futurama continuam, em sua maioria, só na imaginação. Mas, não todas, uma das exceções é o próprio holograma, chip de celular e elevadores. De forma mais curiosa e recente, este desenho previu o relacionamento de humanos com robôs, que se tornou algo comum durante a pandemia (Veja aqui).

3. 2001: uma odisseia no futuro

Ok, é verdade, este não é um desenho animado, mas esta produção não poderia ficar fora da lista. O filme de Stanley Kubrick é de 1968 e aborda temas mais complexos como evolução humana, existencialismo, tecnologia, IA e vida extraterrestre. 

Uma das previsões feitas pelo filme que já é realidade hoje são os tablets. Sim, eles previram uma tela touch que seria capaz de gerenciar e interagir de diversas formas. 

O mais curioso deste filme e o motivo que o selecionamos para esta lista é justamente porque ele foi o argumento principal em uma briga comercial entre a Apple e a Samsung. Em 2004, a Apple processou a Samsung alegando que ela teria copiado o design e interface de seus produtos, como tablets e smartphones. A empresa coreana se defendeu utilizando cenas de 2001: uma odisseia no futuro, alegando que na obra, os personagens já usavam dispositivos finos, retangulares e tem uma tela predominante com bordas finas, tal como a Apple descrevia seu design. 

Qual dessas produções você já assistiu? Conhece mais algum desenho ou filme que previu tecnologias que existem atualmente? Compartilha com a gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2022/01/jetsons-plano-critico.jpeg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BR
en_US es_ES pt_BR