Comments

Business Intelligence (B.I)

Business Intelligence (B.I): qual a importância de usá-lo em uma organização?

O termo Business Intelligence é utilizado para descrever alguns processos que tem como finalidade analisar, e também reunir, informações estratégicas para uma organização. Hoje, é considerado de extrema importância e é por isso que vamos conversar sobre o tema neste conteúdo. Prossiga com a leitura.

Entenda o Business Intelligence

Business Intelligence é um conceito que surgiu no mercado nos anos 90, aproximadamente. Caracteriza-se pelo processo de exame, coleta, coordenação e também monitoramento de informações que auxiliam diretamente nas organizações. Esse auxílio faz com que os negócios tomem as melhores decisões para maximizar oportunidades e, consequentemente, os lucros.

Como é realizado?

O processo do Business Intelligence tem como início a coleta de dados. Essa coleta é realizada através do Data Warehousing, que é um depósito de informações que serve para organizar os dados e pegar as principais informações, ou as mais valiosas para facilitar o acesso à cada uma. Feito isso, o Business Intelligence pode proporcionar diversos benefícios, como:

1. Reconhecimento antecipado de possíveis riscos

A identificação prévia dos riscos é extremamente importante para as organizações e pode diminuir as chances de retrabalho e desperdício financeiro.

2. Auxilia em um planejamento empresarial mais exato

Um planejamento completo pode ajudar a organização a entender os processos como um todo, facilitando o trabalho de gestores e de toda a equipe.

3. Faz com que a empresa estabeleça metas

Estabelecer metas é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de todo negócio. É válido citar que essas metas também podem ser financeiras, onde é possível receber um retorno sobre os investimentos.

4. Entendimento prévio das tendências de mercado

Com o entendimento prévio do que está previsto para o mercado corporativo a empresa consegue tomar decisões mais exatas e positivas.

Como é feita a implementação do B.I em um negócio?

A implementação é mais simples do que parece. De modo geral, as plataformas de B.I são desenvolvidas para garantir o uso para pessoas que não tem muito conhecimento técnico.

Normalmente, são desenvolvidas usando indicadores de desempenho, painéis e gráficos fáceis de entender, o que possibilita que seja útil para vários setores. Além disso, tais fatores também podem fazer com que quem está visualizando possa ter uma imagem instantânea de cada atividade.

Ou seja, implementar Business Intelligence hoje pode ser até mesmo essencial para certas empresas. Se você gostou do nosso conteúdo e deseja ver outros materiais relevantes para o seu negócio, basta acessar todos os posts publicados no nosso Blog. Acompanhe! Até o próximo conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Header-Blogpost-Março-3-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BR
en_US es_ES pt_BR