Comments

Blockchain: entenda de uma forma fácil o que é essa tecnologia

Se você já ouviu falar de Blockchain, mas acha tudo muito confuso e abstrato, não se preocupe! Hoje nós iremos explicar de uma forma simples o que é essa tecnologia, para que você entenda de uma vez por todas.

Primeiramente, precisamos dizer que o termo Blockchain tem origem na combinação do universo das finanças com o da tecnologia. Por ser algo consideravelmente recente e envolver dinheiro, o assunto pode parecer muito complexo, e de fato ele é. 

Mesmo assim, após ler o texto, você conseguirá compreender o que ele é e como ele funciona. Então, venha com a gente e leia tudo até o final para não perder nenhuma informação!

O que é Blockchain?

Basicamente, Blockchain é um sistema que possibilita o rastreio do envio e recebimento de certos tipos de informações através da internet. Isso significa que ele é um conjunto de códigos gerados digitalmente que levam essas informações conectadas, como se fossem blocos de dados formando uma corrente – o que explica o termo.

Ao contrário do que alguns podem pensar, Blockchain não é a mesma coisa que Bitcoin. Na verdade, é o Blockchain que possibilita a transação do Bitcoin e de outras criptomoedas, mas ele também pode ser utilizado para várias outras aplicações.

Como a Blockchain funciona?

Para que você entenda facilmente como a tecnologia funciona, nós preparamos um passo a passo do processo com um exemplo prático. Confira:

1- Amanda quer enviar um ativo digital (pode ser um arquivo, uma criptomoeda ou um contrato, por exemplo) para Bento;

2- Esse ativo é representado online por um bloco onde os detalhes das informações estão armazenados;

3- O bloco é partilhado pela rede e cada dispositivo fica com uma cópia da transação no momento em que ela acontece;

4- A rede faz a verificação do ativo e confere se ele é válido, tudo em alguns minutos;

5- Caso seja aprovado, o bloco é colocado em uma corrente de blocos e assim consegue ser registrado permanentemente na rede, ou seja, ele não poderá mais ser modificado;

6- No fim, o ativo deixa de ser propriedade de Amanda e passa a ser propriedade de Bento, pois agora está registrado na rede como sendo dele.

É importante mencionar que, apesar de todo esse processo ser validado pela rede, ninguém sabe quais são os usuários que estão realizando a transação. Isso porque as informações são protegidas por um código composto por números e letras aleatórios que é super difícil de ser desvendado.

Afinal, Blockchain é uma tecnologia segura?

Sim! Afinal, a rede onde tudo ocorre não está centralizada em algum lugar. Além disso, ela tem várias camadas de segurança, o que faz com que uma invasão seja extremamente complicada.

Para completar, quando o sistema percebe que alguém está tentando invadi-lo, ele trava automaticamente em poucos segundos. 

Os casos de criptomoedas roubadas aconteceram porque o crime foi realizado na máquina do usuário ou na corretora contratada, não na Blockchain.

Deu para entender melhor o que é Blockchain? Tem vontade de utilizá-la?

Se você quiser mais conteúdos informativos sobre tecnologia e atualidades, fique de olho no blog da Coopersystem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2016/07/pexels-photo-24464-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BR
en_US es_ES pt_BR