Comments

Assistentes Virtuais: Quais as principais funcionalidades?

Já pensou em ter como assistente uma inteligência artificial que te ajuda em diversas situações durante o dia? Para muitas pessoas isso parece ser algo que só acontece em filmes ou séries ou em uma realidade muito distante. Porém, as assistentes virtuais já fazem parte do nosso dia a dia. 

As assistentes virtuais já existem e a cada ano que passa elas evoluem mais e oferecem novos tipos de funcionalidades. Os sistemas operacionais Android e iOS, inclusive, dispõem de assistentes virtuais que falam e compreendem com perfeição a língua portuguesa. O fato é que as funcionalidades desses aplicativos estão tomando conta das nossas vidas, e isso principalmente por facilitar atividades rotineiras como checar a previsão do tempo, por exemplo. 

Vamos conhecer algumas assistentes virtuais que existem no mercado e as suas funcionalidades? Confira: 

 

E aí, Siri?

 

Uma característica marcante da Siri brasileira é seu tom ácido e bem humorado. Ou seja, a Siri tem um ar irônico, e canta rap e até mesmo conta piadas. Essa inteligência artificial conta com uma interface limpa e simples, e a assistente virtual interage de forma inteligente e eficaz. 

Isso acontece, pois a assistente virtual é capaz de entender cada palavra que você fala, além de compreender o contexto. Disponível para a plataforma Apple, a ferramenta toca músicas e identifica a canção, cronometra tempo, abre outros apps, informa a previsão do tempo. Além disso, envia e-mails, ativa alarmes e informa os status de suas redes sociais. 

Além disso, ela te oferece a opção de inserir lembretes e enviar mensagens apenas ditando o texto e informando o destinatário. Com ajuda da Siri também fica mais fácil encontrar um contato, além de agendar as suas reuniões. Diga a hora, local, motivo e com quem será o encontro que a Siri cria o evento no calendário e envia os convites. A Siri ainda está integrada a sistemas de alguns fabricantes de carros. Nesses casos, existe a opção de usar o botão de comando de voz do volante, assim você não precisa tirar os olhos da via para traçar rotas precisas. 

 

Ok, Google!

 

O Google Assistente ganhou esse nome por sua capacidade de reconhecer e manter conversas. O app, disponível em português, é uma evolução do Google Now e funciona de maneira automática no celular, computador, tablet e TV. 

É importante que você saiba que para usar a Google Assistente no smartphone com Android, você precisa ter a versão 5.0 Lollipop ou superior. Com o auxílio dessa assistente virtual Google, ficou ainda mais fácil fazer pesquisas na Internet, abrir aplicativos, ativar alarmes, criar eventos, além de tirar dúvidas. Pergunte “qual a previsão do tempo?” ou “quanto irei demorar para me deslocar de uma cidade à outra?”, por exemplo. 

O Google Assistente ainda contextualiza toda a conversa. Um exemplo é que se você questionar o assistente virtual sobre o destino, ele irá trazer as melhores opções de como chegar e hospedagem, dicas de restaurante e pontos turísticos. Ou seja, ele te oferece um panorama completo como resposta à sua pergunta. 

Hey, Cortana

Se você tem um Android, pode optar também por usar a Cortana como assistente virtual. Ao reprogramar o botão Home, você ativa o software da Microsoft e dispensa os serviços do Google Assistente. Se você ainda usa Windows 10 no computador, conseguirá sincronizar as informações com o smartphone. Além disso, a Cortana também pode ser ativada no iOS, mas há bastante ressalvas quanto a essa opção. 

A assistente virtual para computador e celular permite uma interação entre você, o sistema operacional e seus aplicativos por meio de comandos de voz no Windows Phone 8.1 e Windows 10. Com ela fica ainda mais simples pesquisar na web, enviar mensagens, abrir aplicativos, checar a previsão do tempo. Além de administrar sua agenda e tarefas, obter rotas para um destino qualquer. Tudo isso, claro, através de uma conversa direta com o dispositivo. 

Alexa 

Entre os assistentes virtuais, a Alexa é inspirada no computador da nave Enterprise de Star Trek, a assistente da Amazon vai muito além das funcionalidades disponíveis em smartphones. Movido por Inteligência Artificial, o sistema surgiu com a chegada do Amazon Echo, uma caixa de som inteligente que responde a comandos de voz. A grande novidade do ano, é que a assistente será implantada em computadores Windows 10. 

O que ela faz por você? Muito! São mais de 30 mil tarefas. Entre elas estão os comandos mais triviais como seleção musical, leitura de notícias, checagem da temperatura, contas matemáticas e pesquisa de informações. Alexa ainda supera todos esses. Se você tiver gadgets compatíveis, a assistente te ajuda a acender a luz, trancar portas, controlar a televisão e até mesmo ligar o ventilador. 

Basta dar o comando “Alexa”. Ou qualquer outro previamente registrado, para começar a interagir com a voz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2021/02/linus-rogge-JAn_aeGk_TM-unsplash.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BR
en_US es_ES pt_BR