Comments

As 6 principais linguagens de programação do mundo

Se você já ouviu por aí que a área de informática está saturada, é porque muitas pessoas ainda estão mal informadas. É verdade que existem muitos profissionais, mas a maioria não é qualificada o suficiente para a grande quantidade de vagas.

Por isso, você precisa buscar cada vez mais qualificações. É essencial estar em constante atualização e aprendizado. Afinal, poucas áreas evoluem tão rapidamente quanto a informática. A cada mês você encontra novos lançamentos, mudanças e novidades sobre as tecnologias.

Os profissionais de desenvolvimento, especialmente, precisam estar por dentro das linguagens de programação mais utilizadas e populares, não apenas no Brasil, como também no mundo.

Pensando nisso, nós decidimos fazer este texto com uma lista das 6 principais linguagens de programação do mundo, baseada em um levantamento da GitHub. Então, fique por aqui até o final e descubra tudo!

Veja abaixo as 6 principais linguagens de programação do mundo

Como explicamos, a lista abaixo é baseada em um levantamento da plataforma de hospedagem GitHub, realizada no último trimestre de 2021, que incluiu tendências para 2022. 

Vamos colocar as linguagens de acordo com o ranking para que você tenha uma visão mais precisa. Confira:

1- Python

Uma das primeiras linguagens de programação utilizadas por empresas ao redor do mundo, a Python foi criada em 1989, mas como a própria lista mostra, ainda é uma das linguagens mais populares.

O primeiro objetivo da Python é proporcionar uma sintaxe similar ao ABC, mas com acesso às chamadas de sistema do Amoeba. É bastante usada para o machine learning e o desenvolvimento web. 

Entre suas principais vantagens estão: versatilidade, fácil aprendizado e linguagem open source.

2- JavaScript

O JavaScript funciona pelo mundo desde os anos 90. É uma linguagem de programação muito querida pois possui uma ótima interatividade e universalidade. Também é bem utilizada em projetos de inteligência artificial e machine learning.

Em seu objetivo inicial, o JavaScript permite a interação de scripts com o usuário que não tem passagem pelo servidor. Além disso, também é muito utilizado para o desenvolvimento web, apps de smartphone e criação de games.

Entre suas principais vantagens estão: desenvolvimento rápido, comunicação assíncrona, linguagem simples, multiplataforma e universalidade.

3- Java

O grande destaque do Java está na permissão que ele oferece para que os programas desenvolvidos sejam agrupados em dispositivos diversos de um modo mais fácil.

É a linguagem de programação mais usada para a criação de apps no sistema operacional Android.

Entre suas principais vantagens estão: retrocompatibilidade, portabilidade e escalabilidade. 

4- TypeScript

A TypeScript foi criada pela Microsoft e é praticamente uma mistura do JavaScript com o sistema de tipos TypeScript. Utilizar esta linguagem de programação significa ter feedbacks mais ágeis e processos de refatoração mais simples. Além disso, é possível adotá-la de forma gradativa em uma base de código.

Entre suas principais vantagens estão: migração de linguagem gradativa, praticidade na refatoração, autocomplete da linguagem e melhor feedback das falhas. 

Também é interessante mencionar que a TypeScript, apesar de todas as vantagens, possui um defeito: a dificuldade de aprendizado.

5- Go

O Go foi criado em código livre pelo Google em 2009. O objetivo inicial era juntar características consideradas perfeitas para programar. No fim, essa linguagem de programação possibilita a criação de programas eficazes, confiáveis e fáceis.

Você já conhece alguns dos projetos que utilizam o Go como base. Netflix, Google, Uber e Twitch são apenas alguns dos exemplos. Não é pouca coisa, certo?

Entre suas principais vantagens estão: rapidez, compilação de códigos eficiente, alta performance e aprendizado simples.

6- C++

A C++ foi criada nos anos 80 e tem como objetivo primário agregar facilidade no momento de escrever códigos de sistemas complexos à alta performance, a partir da adição das funcionalidades à linguagem C.

Empresas como EA, Adobe, Microsoft e até Google a usam para aprimorar seus programas.

Entre suas principais vantagens estão: performance de alto nível, utilização em sistemas complexos e versatilidade.

Já estudou ou utilizou algumas das linguagens de programação acima? Quais você prefere? Não deixe de conferir e estudar o ranking inteiro para ficar cada vez mais qualificado às vagas disponíveis no mercado de trabalho.

Se você quiser mais conteúdos informativos sobre tecnologia, cultura nerd, empreendedorismo e atualidades, fique de olho no blog da Coopersystem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2016/07/pexels-photo-24464-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BR
en_US es_ES pt_BR