Comments

Arquitetura de Microsserviços Nativos para Nuvem – 3ª edição do Cooper Meetup

Esse foi o tema da palestra que eu tive o prazer de apresentar na 3ª edição do Cooper Meetup, evento realizado na Coopersystem pelo CooperLABit, que é um centro de inovação que funciona dentro da própria cooperativa. O meetup foi organizado pelo Fred Guerra e pelo Ismael, desde já agradeço aos dois pelo convite e pela organização. A idéia destes meetups, que acontecem na Lage Hi-Tech da sede da cooperativa, é a de disseminar conhecimento e cultura para os demais cooperados.

3ª edição do Cooper Meetup

A Coopersystem presta serviços de Análise e Desenvolvimento de sistemas para o Banco do Brasil e por isso eu fui convidado para falar um pouco sobre este tema tão relevante nos dias de hoje e que tem tudo a ver com inovação e transformação digital.

O público alvo era, em sua maioria desenvolvedores de “alta” ou “coboleiros” rs… , que é como chamamos por aqui os desenvolvedores Mainframe. E foi um grande desafio pra mim tentar convencê-los de que o mercado está mudando e que precisamos olhar para estas novas tecnologias e linguagens. Imagino que para alguém que trabalha a mais de 10 anos, com uma linguagem que completou agora seus 60 anos, o COBOL e em uma plataforma da década de 60, escutar sobre Docker, Microsserviços, 12 Factor App, Pipeline de CI/CD e mais um monte de siglas e ferramentas poderia parecer que estava falando grego… Mas depois conversei com alguns e a maioria achou o tema bastante interessante e se mostraram bastante curiosos por saber mais.

Bom… Para quem não sabe, tenho estudado bastante esse tema, inclusive brincando de fazer coisas em NodeJS, MongoDB, Docker, Kubernetes e toda a parafernália necessária para se ter um microsserviço rodando bonitinho na nuvem: monitoração com o Prometheus + Grafana, rastreamento com o Jaeger, gerenciamento de logs com o Fluentd + Elastic Search + Kibana, documentação das APIs com o Swagger, testes de carga com o K6, e lógico Docker + Compose desde o desenvolvimento e uma esteira de CI/CD para automação… Ufa… é muita tecnologia nova… Mas foi uma jornada e tanto!

Conteúdo escrito por Fred Garcia, palestrante da 3ª edição do Cooper Meetup. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2019/09/header-meetup.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}
pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish pt_BRPortuguês do Brasil