Uma das maiores dúvidas dos gestores é sobre qual tipo de servidor utilizar: o local ou em nuvem? Cada empresa possui suas próprias características e necessidades. Por isso, não é possível dar uma resposta geral definitiva.
Dessa forma, no texto de hoje, nós iremos explicar o que é o servidor em nuvem e o servidor local, assim como apontaremos as vantagens de cada um. Depois de concluir a leitura, ficará muito mais fácil identificar qual dos dois é o melhor servidor para sua organização.
O que é o servidor em nuvem?
No servidor em nuvem, os dados de seu negócio não são armazenados dentro da sua empresa, de forma física. Eles ficam em um servidor remoto que é supervisionado pelo próprio provedor.
Você pode acessar esses dados a partir da internet e não terá que se preocupar com manutenção de infraestrutura. O fornecedor dessa tecnologia será o responsável por realizar o backup e a segurança dos servidores.
O que é o servidor local?
O servidor local, por sua vez, é aquele que está fisicamente localizado dentro da própria empresa. Isso significa que ele costuma ficar em uma sala exclusiva, que precisa ser protegida e climatizada adequadamente.
Nesse caso, a sua própria empresa será a responsável pelo servidor local. Você, como gestor, precisará cuidar da manutenção, da compra de equipamentos, da segurança e das possíveis atualizações. Além disso, também necessitará de um local físico para armazená-lo corretamente.
Quais são as vantagens do servidor em nuvem?
O servidor em nuvem conta com algumas vantagens que podem ser bem impactantes ao seu negócio. São elas:
- Redução de custos: como a empresa não precisará disponibilizar infraestrutura e todos os outros itens que mencionamos, ela terá uma baita redução de custos no final do mês;
- Economia de energia: como o servidor está na nuvem, você não precisará gastar mais dinheiro com energia elétrica, o que aumenta seu nível de sustentabilidade;
- Escalabilidade: com a nuvem, você pode facilmente aumentar o seu armazenamento, assim como a sua memória;
- Flexibilidade: o acesso e a conexão são muito mais fáceis, já que você poderá fazê-los de qualquer lugar. Isso agrega muita praticidade a todos os colaboradores e gestores.
Quais são as vantagens do servidor local?
O servidor local também possui as suas próprias vantagens. Será que elas são mais favoráveis à sua empresa? Confira:
- Independência: o servidor local não precisa estar conectado à internet para realizar a maior parte de suas tarefas rotineiras;
- Conexão rápida: por estar fisicamente presente na sua empresa, a conexão do servidor local costuma ser mais rápida;
- Backup rápido: existe uma maior facilidade na hora de realizar os backups do servidor;
- Maior controle: por ser de sua responsabilidade e estar presente na empresa, o servidor local permite que você tenha um maior controle sobre quem o acessa.
Ficou mais fácil saber qual dos servidores mais se encaixa no seu negócio? Já chegou a adquirir algum deles? Conte sua experiência nos comentários!