Como realizar assembleias digitais em tempos de COVID-19
Mudança na legislação agora permite que as cooperativas realizem assembleias semipresenciais e digitais. Hoje, você saberá um pouco mais sobre o assunto. Confira!
As assembleias digitais já são realidade para as Cooperativas brasileiras, graças à Medida Provisória 931/30 e da Instrução Normativa nº79 do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI). Isso significa que, além de presenciais, as assembleias gerais ordinárias, extraordinárias ou especiais podem ser semipresenciais ou digitais.
Nas assembleias semipresenciais, os associados podem participar e votar presencialmente, no local físico, e também à distância. Como o próprio nome implica, nas assembleias digitais, os associados só poderão participar e votar à distância.
Tecnologia de ponta para a nova realidade
A nova regulamentação também prevê que a cooperativa poderá contratar terceiros para administrar o processamento das informações nas reuniões ou assembleias nos novos modelos de assembleias.
Aqui, destacamos o Curia, software recém-lançado pela Coopersystem, que ajuda no processo da das assembleias nesses novos formatos. Com ele, as cooperativas podem registrar a presença dos participantes, criar pautas para votação, inserir propostas em tempo real e eleger candidatos aos conselhos. Todo o histórico de informações fica armazenado para consultas futuras, a qualquer momento.
O que Curia pode fazer pelas cooperativas
O aplicativo se divide em duas principais áreas de acesso, administrativa e do cooperado. Na área administrativa, é possível gerenciar e configurar toda a assembleia, cadastrando as pautas, propostas e eleições. Nela, ainda é possível consultar a lista dos presentes e apresentar os resultados das votações em tempo real.
Na área do cooperado, é possível participar digitalmente e ativamente das reuniões, registrar presença, votar nas propostas e eleger candidatos. Nela, também é possível acompanhar o status de cada item da pauta em tempo real.
“No dia da assembleia tudo transcorreu muito bem, nossos cooperados elogiaram a forma que foi realizada, fácil para realizar as votações, enfim foi um sucesso. Já recebemos todos os relatórios do sistema em PDF, para serem arquivados. A Diretoria da Uniodonto Belo Horizonte só tem a agradecer à Coopersystem, pela disponibilidade, presteza, em nos ajudar na realização de nossa AGO”, comentou a advogada da Unidonto BH, Lásara Dirli Gomes da Silva.
“O software Curia cumpre o seu papel de ferramenta segura e de fácil manuseio, graças a sua interface que proporciona navegar por todo o ambiente em poucos comandos o que o torna acessível e descomplicado. Outro fator diferencial do aplicativo é o seu pós-venda (suporte), que foi fundamental para o sucesso das assembleias realizadas pelo Sistema OCB/GO e que resultaram em elogios por parte de seus usuários e reconhecimento de toda a equipe técnica envolvida”, avaliou Victor Rios, analista de Cooperativismo da OCB/GO.
O software é gratuito para as cooperativas, que podem solicitar uma licença por meio do formulário no site do Curia. Em parceria com a OCB, a Coopersystem está divulgando e auxiliando várias cooperativas do Brasil e realizando alinhamentos e colhendo feedbacks para aprimorar ainda mais a ferramenta.
Outras ferramentas de apoio para assembleia
Além do Curia, as cooperativas devem também utilizar softwares para transmissão e gravação da assembleia. As melhores opções são as ferramentas de webinar e de videoconferências que consigam ter mais controle da realização, organizando mas sempre permitindo a interação entre os cooperados.
Se você deseja saber mais ou tirar dúvidas sobre as assembleias digitais, acesse o e-book da OCB em parceria com a InovaCoop e a Coonecta.