A Inteligência Artificial está presente nas nossas vidas desde os anos 70. Hoje no Brasil a I.A tem sido utilizado por uma série de empresas para diversos fins, tornando alguns processos mais ágeis e garantindo o crescimento em uma série de setores.
Por ser tão comum e tão presente, a Coopersystem resolveu disponibilizar um conteúdo informativo sobre a Inteligência Artificial. Acompanhe e saiba mais.
O que é a Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial nada mais é do que a capacidade de uma máquina de aprender e também se adaptar com situações pontuais. Para tal, os algoritmos podem aprender por meio da inserção de informações, pelo cruzamento de dados e também pode aprender de forma autônoma.
Quando a Inteligência Artificial trabalha em conjunto com outras tecnologias, como por exemplo Big Data, ela pode permitir que as máquinas troquem as informações, aumentando a capacidade.
A I.A na automatização dos negócios
Um dos primeiros impactos que ela pode causar nas organizações é a automatização direta das tarefas. É um fator que também aumenta a produtividade da empresa e pode, consequentemente, reduzir uma série de custos operacionais.
A Inteligência Artificial e a segurança da informação
É importante também deixar claro que conforme as empresas vão ficando mais dependentes da tecnologia mais elas ficam vulneráveis para ataques na internet.
Desta forma, investir em proteção de dados para evitar ataques e também perdas de informação é essencial.
Existem hoje soluções de Inteligência Artificial que estão sendo aplicadas para a defesa cibernética, proporcionando mais segurança para os negócios e diminuindo as chances de problemas.
E como ela pode auxiliar o consumidor final do seu negócio?
Existem uma série de formas distintas onde a I.A pode auxiliar o seu negócio de maneira direta. Dentre elas estão os chatbots, que são utilizados para garantir uma comunicação mais exata e rápida entre os clientes da sua empresa e o seu negócio.
Você já enviou mensagem para uma empresa, teve uma resposta automática e logo após foi realizado um atendimento? Isso é sinal de que você já teve contato com um chatbot.
Neste caso os algoritmos respondem de maneira assertiva com base no histórico de informações anteriores, promovendo a fidelização dos clientes, cessando dúvidas, entre outros pontos.
Deixamos claro que este é apenas um exemplo de como ela pode auxiliar no seu negócio. Existem uma série de fatores que são determinantes e que podem auxiliar diretamente a sua empresa. Nos casos de e-commerce, por exemplo, ela é utilizada para verificar as questões de prazo e custo, sempre com foco na logística da empresa.
Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre essa ferramenta. Para ter acesso a outras informações continue acompanhando as nossas redes sociais e o nosso blog. Até o próximo conteúdo.